Home / Saúde

SAÚDE

Goiânia terá inquérito de cobertura vacinal infantil

Nesta terça-feira (29/6), será iniciado em Goiânia um inquérito de cobertura vacinal que tem como objetivo saber se as crianças nascidas em 2017 e em 2018 estão com o cartão de vacinas atualizado. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde (MS) ocorre em todas as capitais. Em Goiânia, o trabalho será coordenado pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com o apoio da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde.

Por meio do inquérito será possível estimar as coberturas vacinais relativas às vacinas BCG, hepatite B, poliomielite, pentavalente, rotavírus humano, febre amarela, meningococo conjugada C, pneumococo conjugado 10 valente, influenza, hepatite A, tríplice viral, varicela e reforço para DPT e Poliomielite.

Também será possível comparar as doses aplicadas e os dados de produção dos serviços de atenção básica; estimar a proporção de crianças que utilizam serviços privados para imunização; estuda as coberturas vacinais, esquema completo, as condições de vida predominantes nas áreas ou estratos correspondentes e dados socioeconômicos das famílias e identificar os motivos que estão contribuindo para que as crianças não estejam vacinadas.

Onde será realizada a entrevista?
Entrevistadores, devidamente identificados e paramentados, irão à residência das crianças que foram selecionadas para participar da pesquisa. Os entrevistadores de campo são profissionais contratados pela empresa Science e estarão nos bairros para falar sobre a pesquisa e para responder a quaisquer perguntas que o participante possa ter. A entrevista terá tempo estimado de 20 a 30 minutos.

O entrevistador irá fotografar a caderneta de vacinação da criança com o objetivo de identificar quais as vacinas as crianças já receberam ou não. É fundamental que os pais ou responsáveis recebam os entrevistadores e permitam que a caderneta de vacinação seja fotografada.

Importância do estudo
A partir dos resultados deste estudo o Ministério da Saúde poderá definir novas estratégias que possibilitem melhorar o acesso à vacinação das crianças brasileiras e, desta forma, ampliar as coberturas vacinais em todo o país para proteger a saúde de toda a população brasileira.

Caderneta atualizada
A pesquisadora da UFG e coordenadora do estudo em Goiás, Dra. Sheila Araújo Teles, destaca a importância da caderneta de vacinação em dia. “Quando uma pessoa é vacinada, além de proteger a sua saúde, ela também protege toda a sua rede de contatos – família, amigos, colegas da escola ou do trabalho, funcionários dos estabelecimentos que frequenta, entre outros. Portanto, as vacinas evitam que as doenças circulem onde a pessoa mora, estuda ou trabalha. Por isso, a necessidade de que todos estejam devidamente vacinados, atingindo elevadas coberturas vacinais para todas as vacinas que constam no Calendário Nacional de Vacinação Do Programa Nacional de Imunizações (PNI)”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias