Home / Saúde

SAÚDE

Chocolate traz benefícios à saúde

No dia 7 de Julho é comemorado o dia internacional do chocolate, e claro que essa essa data não pode passar em branco. Mas, por falar em chocolate há quem se pergunte se o mesmo pode trazer benefícios e malefícios a saúde e a velha pergunta, pode ou não causar espinhas.

Antes de falar de fato sobre os benefícios do chocolate é preciso retomar um pouco da história e contar que essa delícia já existe desde 1.500 a.C. Surgiu na civilização Olmeca que habitava o México na época, mais que foi aproveitado pelos Maias. Na época eles cultivavam o cacau e com as suas sementes era feito uma bebida amarga mais com um leve tempero de baunilha e pimenta.

Nos dias atuais temos ao nosso redor, pessoas que são chocólatras, e que acabam não conseguindo ficar sem ingerir pelo menos um pedaço de chocolate por dia. Conversamos com a Daniela Claret, 38 anos, Terapeuta Ocupacional, que se considera uma chocólatra compulsiva.

Mãe nutricionista privou Daniela de comer chocolate aos 18 anos, e foi quando ela descobriu que era chocolatrá

Daniela conta que aos 18 anos de idade, foi quando percebeu que não conseguia ficar sem comer chocolate, a partir do momento que sua mãe que é nutricionista a privou de comer."Eu percebi que não conseguia ficar sem chocolate aos 18 anos, por que minha mãe é Nutricionista, e sempre nos privou de doces". Ela diz que o chocolate traz prazer a ela. "Satisfação, Prazer e alegria".

Ela conta que se ficar sem comer chocolate por um dia, ela fica sem humor e com dor de cabeça. "Se fico sem chocolate após o almoço, fico em busca até comprar se não fico com o humor instável, atenção baixa e dor de cabeça".

Mas temos que ter conscientização que o chocolate em excesso pode fazer mal a saúde, é o que salienta a Nutricionista, Jalily Moura, e ela explica que o doce em excesso faz sim mal a saúde, mas que de forma geral, ele faz bem a saúde.

"Ao ser consumido em excesso como qualquer outro alimento ele pode prejudicar a saúde, mas de forma geral o chocolate é saudável, quando consumido na quantidade correta, cerca de 30 g por dia dê preferência ao amargo".

Pra quem é diabético o ideal é consumir o chocolate 80% cacau. "Para diabéticos as melhores opções são os chocolates que contém uma boa quantidade de cacau, mais amargos, principalmente os que contêm 70% ou 80% de cacau. A sugestão de consumo é uma porção pequena de 30 g por dia".

Médica afirma que chocolate traz benefícios para a pele e que as espinhas estão relacionadas mais ao que a pessoa come do que ao chocolate

A Dra. Fernanda Nichelle, que é médica pós-graduada em dermatologia, diz que o chocolate tem alguns componentes que fazem bem a saúde. "Ele é uma fonte de flavonoides, antioxidantes e polifenóis que fazem bem não só a saúde como também a beleza". A aparição de acne não está relacionada 100% apenas pelo doce e sim pelos alimentos ingeridos.

"O aparecimento ou piora da acne estão relacionados com a ingestão de alimentos que possuem alto índice glicêmico, como os alimentos ricos em carboidratos, que estimulam a produção de fatores hormonais e estão envolvidos no surgimento/agravamento da acne. E que podem aumentar a produção de sebo na pele e ainda ocasionam uma resposta inflamatória do organismo, que também podem resultar no surgimento de espinhas. Portanto, ela está mais relacionada ao que usam para fabricar o chocolate do que ao alimento especificamente", completa a médica.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias