Home / Saúde

SAÚDE

Doenças respiratórias aumentam neste tempo seco

Neste período de tempo seco, cresce a cada vez mais as doenças respiratórias, como rinite e oculares como conjuntivite. O que ocorre é que a umidade do ar anda muito baixa, e neste fim de semana pode chegar a 14% em Goiânia.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que os índices da umidade relativa do ar abaixo de 60% são inadequados para a saúde humana.

Nesse período, a recomendações medicas é que todos devem se hidratar bastante e fazer hidratação nasal.

O médico otorrinolaringologista, Frederico Prudente explica que se o ar não tiver com a umidade ideal acaba ressecando as mucosas e quando isso acontece pode haver um processo inflamatório e de irritação.

Neste tempo seco existem varias doenças respiratórias, pois, por causa do ressecamento a tendência é de maior vulnerabilidade, e pode ocorrer de pegar algumas doenças respiratórias virais. E a umidade no nível exato, ajuda o sistema imunológico, e quando ocorre o ressecamento é como se houvesse um mal funcionamento.

“Além do ressecamento causar um grau de irritação das vias aéreas, quando entramos em contato com o vírus, a nossa defesa fica mais baixa, sendo uma época que temos mais gripes e resfriados”, explica o médico otorrinolaringologista Frederico Prudente.

Ele continua: “a umidade baixa do ar, ou seja, aquele ar seco entrando pela via respiratória vai ressecar por dentro e isso causa um processo de inflamação e irritação que vai dar alguns sintomas como o nariz ressecado, espirros, e até um certo grau de dor no local”.

Cuidados com o tempo seco.

Para o especialista é importante que haja a reposição de líquidos, além do cuidado com ambientes fechados.

“Aconselha-se no ambiente domiciliar tomar ações que melhorem a umidade relativa do ar. Táticas de colocar uma bacia com água na sala, no quarto ou uma toalha molhada na cabeceira da cama ao dormir funcionam com um grau de eficiência pequeno, mas é melhor que nada”, afirma.

Neste calor as pessoas costumam usar ar-condicionado, que acaba ressecando um pouco o ambiente, e por isso é importante colocar na temperatura ideal que é 23 e 24 graus e usar um umidificador para evitar o ressecamento.

Uma pessoa adulta deve beber pelo menos dois litros de água por dia, e usar umidificador para melhorar o ambiente. È importante ressaltar que o uso de descongestionantes nasais frequentes podem piorar a obstrução nasal.

È além disso o uso de mascara deve ser reforçado e equipamentos precisam ser trocados frequentemente.

" A máscara deve estar adequadamente higienizada e deve ser feita de um tecido que não seja alergênico, se não o próprio contato do nariz com a máscara pode desencadear sintomas de alergia. Além disso, a máscara deve ser trocada de forma frequente durante o dia”, alerta Pedro Ivo, Médico Otorrinolaringologista.

Leia Também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias