Home / Saúde

SAÚDE

Curso forma equipe de brigadistas do Hugo para situações de emergência

Durante quatro dias, uma turma de 160 profissionais de diferentes áreas do Hospital Estadual de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) passaram por curso de capacitação de brigadistas. De segunda, 20, a quinta-feira, 23, os colaboradores participaram de aulas teóricas e práticas de enfrentamento a situações de perigo na unidade de saúde, como combate a princípio de incêndio, evacuação de área e noções de primeiros socorros.

Com aulas ministradas por bombeiros, os profissionais do Hugo vivenciaram situações em que é preciso saber a forma correta de agir quando há a necessidade de uma atuação rápida e assertiva diante do risco a outras pessoas dentro do hospital. Ao fim do curso, a recém-formada rede de brigadistas da unidade contará com 160 pessoas treinadas e capacitadas a enfrentar essas situações de perigo.

Coordenada pelos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hugo, o curso trouxe ensinamentos para quem, muitas vezes, não pode esperar um bombeiro ou médico chegar ao local para agir numa situação de emergência.

A engenheira de segurança e bombeira civil Jéssica Gouveia ministrou aula prática de combate a incêndio com um grupo de mais de 40 profissionais do Hugo na tarde de quarta-feira, 22. “Nós fazemos simulados de primeiros socorros, de combate a incêndio e de evacuação de área, com conhecimentos práticos e teóricos. Em uma situação de emergência, eles são os responsáveis por fazer a organização de uma evacuação ou de um atendimento de emergência”, explica Jéssica, uma das instrutoras no curso.

De acordo com a bombeira, os brigadistas precisam saber diferenciar a hora de usar um hidrante ou um extintor de incêndio, o produto a ser lançado para conter diferentes situações de fogo, por exemplo, ou qual equipamento de primeiros socorros utilizar na hora de determinada situação de emergência, até como fazer o carregamento correto de uma vítima para evitar novas lesões durante o transporte.

“Os profissionais do Hugo participaram bastante. Fizemos alguns simulados na sala e fora dela, levamos a turma para conhecer o sistema de bombas e hidrantes. Os brigadistas saem capacitados para fazer uma avaliação, inclusive, das melhorias que a estrutura de trabalho demanda. Por ser um prédio antigo e grande, precisamos ter uma brigada grande e que tenha uma boa formação”, pontua Jéssica.

Mais vídeos:

  • SAÚDE

    Corpo de Bombeiros e Defesa Civil emitem alerta para onda de forte calor

    É melhor preparar a garrafinha com água e usar protetor solar

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 15:03

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    Agrotóxico proibido no Brasil é apreendido em operação

    Operação conjunta da PRF, Receita Federal e IBAMA ocorreu na última terça-feira,19

    Publicado quarta-feira, 20 de setembro de 2023 - 13:24

    / Atualizado quarta-feira, 20 de setembro de 2023

  • SAÚDE

    HEL celebra aniversário de 73 anos de paciente

    Internada na UTI, Guiomar Rodrigues do Santos comemorou com as equipes de nutrição e psicologia

    Publicado segunda-feira, 18 de setembro de 2023 - 10:04

    / Atualizado segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias