Home / Saúde

SAÚDE

Caminho para longevidade

Já vai longe o tempo em que os idosos ficavam em casa na cadeira de balanço ou passavam o dia inteiro jogando dominó na praça. Hoje em dia, quem já tem mais de 60 anos mantém uma vida ativa com trabalho, exercícios e muita disposição.

A professora de educação física Rafaela Campos diz que os exercícios melhoram a qualidade de vida. “Os exercícios modificaram esta realidade: os idosos ganharam mais força, coordenação motora e postura”.
O nutrólogo Márcio Velasques diz que observar a alimentação é essencial. “As pessoas devem evitar derivados de farinha de trigo e o açúcar e ao mesmo tempo aumentar a ingestão de fibras e proteínas, principalmente carne branca. Já os alimentos processados devem ser deixados de lado”.

Medalhas
Se para alguns o exercício serve para melhorar a qualidade de vida, para outros, é o caminho para conquistar medalhas. É o caso de José Luiz, 77 anos. Todos os dias, ele acorda às 4 horas da manhã para treinar. Uma rotina que começou aos 14 anos e que é mantida até hoje.

José foi atleta profissional e, durante 20 anos, participou da seleção brasileira de atletismo. A aposentadoria não representou o fim do sonho de representar o país por meio do esporte, e ele passou a competir pela equipe Master. As últimas conquistas foram uma medalha de ouro e uma de prata no Mundial Master de Los Angeles em 2019.

“As medalhas são uma consequência. O importante é se exercitar para reforçar a musculatura e melhorar a imunidade. Quem se exercita evita uma série de doenças.”

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias