Home / Saúde

SAÚDE

Carreta da prevenção atende no Mutirão Goiás

Por Hélmiton Prateado

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino de São Luís de Montes Belos está atendendo esse final de semana na Região Metropolitana de Goiânia. O evento do Governo de Goiás acontece no Conjunto Vera Cruz, Região Oeste da capital.

A Carreta da Prevenção, como é conhecida é gerida pela Policlínica Estadual da Região Oeste, em São Luís de Montes Belos e percorre municípios levando exames de mamografia e Papanicolau para pacientes agendadas. Na tarde dessa sexta-feira começaram os atendimentos que serão prestados até domingo dentro do Mutirão Governo de Goiás.

A diretora-geral da Policlínica, Marta Selma da Silveira, explica que os atendimentos fazem parte da estratégia de levar exames de alto custo onde a população necessite. “Sabemos que mamografia, por exemplo, é um procedimento que precisa ser feito principalmente por mulheres todos os anos e que agendar esses exames é difícil para a maioria da população. Por isso temos essa unidade que vai até os municípios em um esforço concentrado facilitar o acesso a elas”, conta.

O Governo de Goiás está com esse mutirão atendendo a Região Oeste da capital até domingo e a Policlínica de São Luís de Montes Belos trouxe o serviço para atender demanda espontânea e também pacientes encaminhados pela Central de Regulação.

Ivone Alves é uma dessas pacientes que foi aproveitar o Mutirão Governo de Goiás e soube que seria possível fazer mamografia. “Faço todo ano e sei que isso é importante, mas que também é difícil marcar sempre. Encontrar uma oportunidade como essa em que foi fácil chegar e realizar o exame logo é muito bom, além do que as pessoas que atendem na carreta da Prevenção são muito educadas e prestativas”, comenta.

A costureira de 55 anos é divorciada, mãe de uma filha e avó de dois netos. Ivone lembra que conseguir fazer o exame é um privilégio para toda mulher. “Agora que temos essa facilidade não podemos perder”.

A diretora Marta Selma lembra que outros municípios da Região Oeste serão contemplados pelo atendimento da Carreta da Prevenção. “Há um cronograma elaborado pela Secretaria Estadual de Saúde em conjunto com as Secretarias Municipais para cada mês. A meta é atingir o maior número de pessoas nessas cidades com o máximo de eficiência e humanização”, finaliza.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias