Home / Saúde

SAÚDE

Carreta da Prevenção realiza atendimentos em Aragarças

A Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer de Mama e de Colo Uterino da Policlínica Estadual da Oeste – São Luís de Montes Belos chegou a Aragarças, cidade banhada pelo Rio Araguaia, para atendimentos de mamografia e exame citopatológico, conhecido popularmente como Papanicolau. A carreta, que esteve na cidade nos dias 6 e 7 de junho e realizou 85 exames, voltou nesta segunda-feira, 13, e fica até o dia 18 de junho.

A carreta da Prevenção, como é conhecida a Unidade Móvel, é um serviço itinerante de atenção à saúde da mulher que realiza exames de mamografia e Papanicolau com uma estrutura moderna e capaz de beneficiar pacientes em todo estado de Goiás. O atendimento acontece das 7h às 17h.

De acordo com a enfermeira Marina Almeida Rodrigues, na primeira semana de atendimento em Aragarças, a carreta realizou 55 mamografias e 30 coletas de exame citopatológico.“Com o ciclo de 8 dias de atendimento, a nossa expectativa é que sejam realizados 325 exames em Aragarças”, disse a profissional.

Marina revela que o intuito da Unidade Móvel é facilitar o acesso aos exames.

Exames

Para fazer os exames é preciso apresentar documento pessoal e ter realizado agendamento via regulação, na Secretaria Municipal de Saúde. A mamografia é realizada em pacientes de 40 a 69 anos. As mulheres com idade diferente da campanha precisam de uma justificativa médica junto com o pedido. Já o exame citopatológico é realizado a partir dos 18 anos, em pacientes com vida sexual ativa.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias