Home / Saúde

SAÚDE

Hugo realiza Café com Ciência

Com o objetivo de promover a atualização científica dos residentes multiprofissionais do Hospital de Urgências de Goiás Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade lançou no início do mês de junho o projeto Café com Ciência. Com a ação, o Hugo cria um espaço de atualização científica, onde são apresentados artigos de diversas áreas, simultaneamente à degustação de um delicioso café da manhã.

De acordo com o diretor do DEP do Hugo, o médico José Fernando Folgosi, o projeto além de enriquecer o aprendizado do residente e a socialização com todas as áreas, proporciona que eles realizem atendimentos baseados nas melhores evidências científicas disponíveis, oferecendo aos pacientes da unidade uma assistência de qualidade.

O Café com Ciência se estende até dezembro, com uma média de dois encontros mensais. “O projeto visa qualificar ainda mais o quadro clínico do Hugo. Durante o encontro, é apresentado um artigo científico atual e que tenha relação com o perfil de atendimento do hospital. A cada apresentação, os residentes aprendem a ler o artigo e ter criticidade para avaliá-lo. A ideia é despertar nos participantes uma visão mais crítica sobre os artigos”, explicou Dr. José Fernando.

Para a residente de farmácia Anne Figueiredo Soares, o Café com Ciência contribui positivamente para a sua formação. “A exposição de artigos científicos pela equipe multiprofissional permite conhecimento e crescimento profissional, gerando promoção de saúde e integralidade da atenção aos nossos pacientes. São apenas 30 minutos, que une conhecimento e interação”, afirma.

Apresentações

Nesta quinta-feira, 9, o professor Dr. Giulliano Gardenghi, tutor da fisioterapia no Hugo, apresentou o artigo Early and Late Mortality Following Discharge From the ICU: A Multicenter Prospective Cohorth Study, publicado na revista Crit Care Med, em 2020. A publicação discute a mortalidade após a alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O artigo mostra que 25% dos pacientes que sobrevivem na UTI acabam tendo óbito na sequência de um ano”, explica Giulliano.

O tutor da fisioterapia destaca que a participação dos residentes no Café com Ciência é fundamental. “No projeto nós discutimos ciência e a residência tem em uma das suas bases a interpretação e compreensão dos dados científicos. Isso faz com que os residentes norteiem suas condutas e escolham o melhor caminho para prestar assistência aos pacientes”, conclui.

A abertura do Café com Ciência aconteceu na última quarta-feira, 1 de junho, e foi conduzida pela tutora da fonoaudiologia Isabela Fiuza. A profissional apresentou o artigo ‘Impact of oropharyngeal dysphagia on helthcare cost and length of stay in hospital: a systematic review’, que aborda sobre os custos da disfagia para os hospitais.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias