Hugo estimula batalha de pacientes para ‘virar o jogo’
Diário da Manhã
Publicado em 15 de abril de 2021 às 17:02 | Atualizado há 4 anos
“Virar o jogo”, essa é a mensagem da nova ação desenvolvida para os pacientes do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo). A ação, desenvolvida em parceria dos departamentos de psicologia e serviço social, tem como missão, estimular o sentimento de superação e a esperança de quem é tratado. Ao doar um tabuleiro para cada um dos internados em enfermaria, são estimulados, além de uma forma mais tranquila de passar o tempo, a superação.
O hospital acredita que a capacidade de entendimento que o tempo também é um dos remédios, ajuda para que o período de internação seja ainda menor. “Alguns deles ficam ansiosos, sensíveis, e essa maneira faz com que os dias, às vezes necessários para o tratamento, sejam superados com mais compreensão. O paciente que fica ansioso, inquieto, obviamente está mais passível de ter uma demora maior para receber alta médica”, acredita a assistente social Cristiane do Carmo Name Vasconcelos.
Adailton Alves Rezende, de 47 anos, é morador de Goiânia. Ele está no Hugo há cinco dias, depois que sofreu uma queda da escada e precisou tratar com ortopedista.“Acho que esse tipo de ação melhora muito a gente, e faz com que o tempo de internação seja superado com mais tranquilidade. O tratamento daqui é diferente, muito bom.” Antônio Erivonaldo Leadro da Silva, de 23 anos, que é do Rio Grande do Norte e mora em Goiânia há três anos, disse que foi vítima de acidente de trânsito com moto. Ele passou por cirurgia no joelho direito e está internado no Hugo há 12 dias. “É interessante, porque é uma forma de a gente se entreter. Jogar damas com o vizinho de leito é muito interessante. A gente ficava só jogando conversa fora, antes. Agora temos uma atividade diferente”, agradece.
Para a coordenadora multiprofissional da unidade, Andressa Arruda, esta é uma forma de humanizar e dar o tratamento individualizado. “A ideia de um cuidado centrado na pessoa, vem sendo foco de nossos atendimentos na instituição, tendo como principal preocupação a qualidade do serviço e propiciar além disso a melhor experiência ao paciente durante todo seu período de internação”, explica.
CUIDADO
Os tabuleiros de dama foram feitos pelos colaboradores dos departamentos do hospital, e distribuídos aos pacientes, com o intuito de diminuir situações traumatizantes. A ação melhora as condições para recuperação e propicia uma estadia mais confortável, durante o processo de tratamento e reabilitação.
Para cumprir exigências estabelecidas no período pandêmico, todas as peças e o tabuleiro foram higienizados e seguem o rigor dos critérios estabelecidos por órgãos de saúde em nível nacional e internacional, antes de serem colocados em embalagens individuais. No ato da entrega, todas as embalagens também passam por um processo de sanitização com produtos químicos.
Leia também
- ‘Porto das Antas’ emerge como registro essencial de resistência ecológica
- PCGO desarticula grupo criminoso e apreende drogas avaliadas em R$ 500 mil em Anápolis
- PCGO apreende quase 40 kg de maconha e prende suspeito por tráfico em Catalão
- Chuveiros elétricos vs. Chuveiros a gás: qual é o melhor para você?
- rovas do Enem 2025 serão nos dias 9 e 16 de novembro