Home / Saúde

SAÚDE

Mães e bebês tomam banho de sol no HEL

Projeto Nascer do Sol proporciona as pacientes um momento ao ar livre e fortalece vínculo materno

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) lançou o Projeto Nascer do Sol, que possibilita que mães e recém-nascidos internados na maternidade saiam do leito para um banho de sol na parte externa do HEL. A ação, idealizada pelas coordenações de enfermagem, fisioterapia e centro obstétrico, visa o bem-estar físico e mental das pacientes, além de fortalecer o vínculo materno.

A coordenadora de fisioterapia do HEL, Jheniffer Gambôa, explica que o objetivo do Projeto Nascer do Sol é proporcionar aos pacientes um momento ao ar livre, onde são expostos ao sol e realizam atividades como alongamentos, jogos e rodas de conversa. Além disso, a equipe multiprofissional tira dúvidas sobre melhor posição para amamentar, estimulação precoce dentre outras coisas.

Jheniffer revela que a partir do primeiro dia de vida, caso não haja restrição médica, os bebês já podem tomar banho de sol. “O Projeto Nascer do Sol proporciona vários benefícios aos recém-nascidos. Aumenta a absorção de fósforo e cálcio, auxilia no crescimento saudável dos ossos e dentes, previne o raquitismo e retardo no crescimento e deformidades ósseas, diminui a bilirrubina, substância que provoca icterícia, aumenta a imunidade e ajuda no desenvolvimento cognitivo”, destacou.

A coordenadora de enfermagem do HEL, Suéllen Balbino, reforça que a equipe da unidade tem a missão de prestar um atendimento humanizado, com cuidado integral ao paciente. “Nós nos preocupamos com os desejos e as necessidades do paciente para que ele seja atendido em sua totalidade. Nós cuidamos do amor de alguém”, revelou.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias