Maskne: problemas de pele causados pelo uso de máscara e como evitá-los
Marta Delmondes
Publicado em 19 de abril de 2021 às 16:40 | Atualizado há 4 anos
Desde o início da pandemia a máscara facial é um item recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir o contágio da Covid-19 e se tornou obrigatório em muitas cidades pelo mundo. Porém, o uso prolongado desse equipamento de proteção individual pode ocasionar alguns problemas de pele. Saiba quais são problemas de pele mais comuns e como evitá-los, tendo em vista que o uso da máscara é indispensável.
Entre eles, o mais comum é o aparecimento de acnes decorrentes do uso de máscara, que inclusive gerou um termo próprio em inglês “maskne”. A coordenadora do curso superior de Estética e Cosmética da Faculdade Senac Goiás, Kézia Fernanda Martins Cavallini, explica que esses problemas de pele são causados pela obstrução dos poros e pela fricção constante com o tecido da máscara.
“Esse contato entre o material e a pele acaba ocasionando microlesões. Essas microlesões favorecem a proliferação bacteriana devido ao abafamento causado na área, porque aquela área de pele fica toda coberta pela máscara, que também cobre o nariz. Então a gente respira dentro da máscara e isso faz com que aquele ambiente interno, fique úmido”, explicou Kézia Cavallini.
Segundo a especialista, esses fatores favorecem o aumento da oleosidade na região, a obstrução dos poros ou oclusão dos poros, o que gera um ambiente favorável para aparecimento de acnes. Mas, além da acne, outro problema que pode surgir em decorrência do uso constante da máscara é a rosácea.
Um dos sintomas da rosácea, de acordo com Kézia Cavallini , acontece quando a pele fica muito avermelhada em decorrência do excesso de oleosidade e de uma irritação. “A rosácea causa também a irritação da camada superficial da pele, que pode ficar mais avermelhada, pode apresentar uma irritação constante e uma hipersensibilidade ao sol no momento em que a pessoa tira a máscara”, explica a especialista.
Apesar disso, Kézia Cavallini alerta que o aparecimento de tais problemas de pele podem não necessariamente estar associados ao uso de máscara ou podem ser influenciados por outros fatores. “A gente pode dizer que a máscara acelera o processo, aumenta a chance de você ter acne no rosto, aumenta a chance do seu rosto ficar mais oleoso. Mas somado a isso, tem múltiplos fatores, então tem a própria oleosidade da pele, cada pessoa tem uma pele diferente quanto a produção de oleosidade”.
Ela dá dicas de como prevenir as doenças de pele, mas alerta que caso o paciente perceba o aparecimento de lesões que sejam mais graves ou que estão causando incômodo na parte estética ou até mesmo dor, é preciso procurar um dermatologista ou um esteticista.
Prevenção e cuidados
O uso da máscara é indispensável, mas existem maneiras de prevenir possíveis problemas de pele e continuar em segurança com o uso do item. A Associação Americana de Dermatologia pensando nisso, preparou algumas recomendações quanto a máscara ideal para o dia a dia.
A associação recomenda que as pessoas optem pela máscara de algodão pois seu tecido é macio e respirável. Evite os tecidos sintéticos (náilon e poliéster). Ajuste corretamente nas regiões do nariz, lateral e queixo, mas de uma maneira que ela fique confortável.
Além disso, disso, se possível, é recomendável realizar pausas de 15 minutos a cada quatro horas, removendo a máscara apenas depois de lavar as mãos e em um lugar seguro. Também, não é recomendável usar a mesma máscara por logos períodos de tempo, devendo trocar a cada três horas.
Já nos cuidados com a pele, Kézia Cvallini apresenta três medidas que vão ajudar a prevenir esses danos e manter a pele da face bem cuidada.
- Diminua o uso de cremes, loções ou hidratantes faciais que sejam muito espessos ou grossos. Aqueles que são de uso no dia a dia, mas que usaríamos em uma realidade sem máscara. A recomendação é que se faça o uso de hidratantes à base de água, que seja mais leve. Observe no rótulo dos produtos, os ingredientes que foram usados. O uso de um hidratante mais fluído vai diminuir a oclusão dos poros.
- Ao final do dia, na hora de fazer a higiene pessoal, use um esfoliante leve na região da face. A esfoliação deve ser leve porque se a pessoa fizer esfoliação todos os dias com um esfoliante pesado, acaba por aumentar a irritabilidade da pele naquela região, o que contribuirá para o aparecimento de mais lesões.
- Usar protetor solar também é importante, desde que também seja um produto mais fluído, leve e menos viscoso.
Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe DM Online www.dm.com.br pelo WhatsApp (62) 98322-6262 ou entre em contato pelo (62) 3267-1000.
Leia também:
- Descontos indevidos no INSS: 97% dos beneficiários negam autorização
- Botafogo inicia turnê do Mundial com visita à comunidade no RJ
- Suspeito de envolvimento na morte de goiana no Japão é preso
- Show de Lady Gaga terá cinco atos e mais de 20 hits
- Milton Nascimento aciona Justiça por direitos sobre a canção “Travessia”