Saúde

Parto no HEMNSL valoriza vínculo familiar e cuidado humanizado

DM Redação

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 10:22 | Atualizado há 3 horas

O pequeno Raul Vieira Moura dos Santos chegou ao mundo marcado por emoção e acolhimento no Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL). O parto de Dandara Moura dos Santos, acompanhado de perto pelo marido, simbolizou a importância do cuidado humanizado e da presença de quem oferece apoio no momento do nascimento.

A presença do acompanhante no parto é um direito garantido por lei e uma prática constantemente estimulada pelo HEMNSL, que preza pela humanização da assistência e pelo fortalecimento dos laços familiares.

A coordenadora do centro cirúrgico da unidade, Carla Cristina Santos da Silva, explicou a importância desse acompanhamento durante o parto e outros procedimentos. “É para que a paciente se sinta mais segura durante o procedimento, porque não é só no parto.

Pode acontecer durante uma curetagem, durante uma consulta, tudo que for invasivo, a paciente tem direito ao seu acompanhante. Além disso, garante o vínculo afetivo da mãe com o bebê e com o pai. Essa tríade, pai, mãe e bebê, é fundamental para a humanização e também para a segurança da paciente”, afirmou Carla. Ela destacou ainda que o acompanhante participa de todo o processo, desde o pré-parto até os primeiros cuidados com o bebê.

“Ele acompanha o nascimento, as medidas do bebê, os cuidados com a mãe e com o recém-nascido dentro do centro cirúrgico e, depois, segue com eles para o quarto. Isso garante um atendimento mais acolhedor, que envolve toda a família”, completou a coordenadora do centro cirúrgico. Para Murillo Vieira dos Santos, que acompanhou o parto, participar desse momento foi uma experiência única e emocionante.

“É uma oportunidade de estar junto com a minha mulher, dando força. Eu me sinto honrado. Mesmo sendo o terceiro filho, é sempre um momento ímpar e mágico na vida de todo pai”, disse. A mamãe Dandara Moura dos Santos ressaltou que a presença do acompanhante foi um verdadeiro porto seguro.

“Saber que estou sendo bem assistida e ter a companhia dele aqui comigo, com certeza, me faz sentir mais tranquila e acolhida”, contou. O nascimento do pequeno Raul foi mais um exemplo da missão do HEMNSL em oferecer um cuidado humanizado, acolhedor e centrado na família, celebrando a vida em cada detalhe.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia