Home / Saúde

SAÚDE

Trabalho de suporte nutricional do Ceap-Sol contribui para o combate à obesidade

A obesidade é atualmente um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, segundo a OMS.

Imagem ilustrativa da imagem Trabalho de suporte nutricional do Ceap-Sol contribui para o combate à obesidade

O Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade (Ceap-Sol), unidade do Governo de Goiás, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG) há mais de 11 anos, tem atuado, em várias vertentes, no combate à obesidade.

A unidade conta com uma equipe de nutrição para o atendimento de seus pacientes em nível ambulatorial e na internação. Além do suporte nutricional, muitas vezes o paciente também conta com o apoio da equipe multiprofissional, incluindo psicólogos para auxiliar o paciente no processo de reeducação alimentar.

"Quando falamos em saúde, a alimentação tem um papel de extrema importância, tanto para evitar a obesidade quanto o déficit nutricional. Dentro desta perspectiva, todos os pacientes que são enviados para consultas com nutricionistas são encaminhados para uma avaliação inicial, em que é feita a identificação das necessidades individuais", afirma a médica e diretora técnica da unidade hospitalar, Thais Safatle. Thais Safatle

Segundo a nutricionista, Celma Oliveira, uma das responsáveis pelo serviço de nutrição do Ceap-Sol, a unidade atende pacientes com diversas condições de saúde, mas que muitos deles apresentam peso inadequado, com indicador de sobrepeso ou obesidade. Ela explica que os pacientes internados também passam por avaliação e acompanhamento nutricional durante o período de internação e, em alguns casos, na pós-alta hospitalar. "Nós promovemos o cuidado necessário para estimular o paciente a atuar como protagonista da sua saúde, com a mudança de hábitos e a prática de atividades físicas regularmente", pontua.

"O cuidado com o estado nutricional é essencial para a qualidade de vida. A sociedade vive atualmente em uma rotina agitada, com isso acaba se alimentando mal e consumindo muitos alimentos industrializados. Além disso, as pessoas estão mais sedentárias e isso favorece o ganho de peso", sinaliza Celma. Celma Oliveira

A obesidade é atualmente um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de diversas doenças, como a hipertensão, diabetes e câncer, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A estimativa da instituição é de que até 2025, 2,3 milhões de pessoas ao redor do mundo estejam acima do peso adequado.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

No Brasil, a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) revela que a doença aumentou 72% nos últimos 13 anos. Os dados demonstram que a prevalência é semelhante em homens e mulheres, com pequenas oscilações por regiões. E, outro ponto de alerta é que, segundo o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde (OPAS), 12,9% das crianças brasileiras, entre 5 e 9 anos, têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes com idade entre 12 e 17 anos.

Saúde do trabalhador

A Ceap-Sol também promoveu no início de outubro uma ação de avaliação nutricional, com a realização do exame de bioimpedância – destinado à avaliação da composição corporal, entre os servidores que atuam na unidade. Conforme a nutricionista Nathália Lima, o objetivo é mensurar alguns percentuais, a exemplo de gordura corporal e de massa magra, gerando também uma estimativa de gordura visceral e idade metabólica, fornecendo dados suficientes para que o profissional avaliador oriente o paciente acerca das mudanças necessárias para melhoria do estado nutricional.

Sobre o INSTITUTO SÓCRATES GUANAES

O Instituto Sócrates Guanaes (ISG) é qualificado como Organização Social de Saúde, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos que tem como missão cuidar e salvar vidas. Com o compromisso de promover a saúde e o bem-estar por meio da gestão de unidades públicas de saúde, há 23 anos é referência na formação médica e multiprofissional de terapia intensiva e tem como um de seus principais valores a humanização. Atualmente, é responsável pela gestão de sete unidades de saúde em São Paulo e Goiás e está habilitado para atuar com gestão e consultoria em saúde em nove estados e 13 municípios brasileiros.

Em Goiás, o ISG é o responsável pela gestão do HDT-Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad e do CEAP-SOL - Centro Estadual de Atenção Prolongada e Casa de Apoio Condomínio Solidariedade.

Para mais informações, acesse www.isgsaude.org.br


		Trabalho de suporte nutricional do Ceap-Sol contribui para o combate à obesidade
Divulgação Secretaria de Saúde


Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias