Polêmica em mudança de nome da Avenida Castelo Branco
Redação DM
Publicado em 13 de dezembro de 2021 às 13:25 | Atualizado há 5 anos
A proposta de alteração do nome da Avenida Castelo Branco, em Goiânia, consagrada pelo pólo comercial agropecuário como o maior do Brasil, não soou bem junto aos comerciantes e compradores de outras regiões. A reação foi imediata. Segundo eles, que preferem o anonimato para evitar eventuais polêmicas, a atual denominação encontra-se consagrada.
Eventuais mudanças causariam prejuízos ao comércio estabelecido. A proposta do vereador Marlon Teixeira (Cidadania), segundo os empresários, fere o Artigo 165 da Lei Orgânica dos Municípios. A nova denominação seria Marília Mendonça, compositora goiana recém falecida em acidente aéreo. Castelo Branco foi o primeiro governante brasileiro durante o regime militar.
Foram enumerados por eles alguns argumentos contrários à mudança:
Castelo Branco é a marca do maior pólo comercial do Brasil que atende agricultores e pecuaristas de todo o Estado e Centro Norte, trazendo semanalmente o ano todo milhares de compradores e visitantes a Goiânia. A Castelo Branco é um dos mais expressivos centros comerciais da cidade, nele se concentram centenas de empresas que geram renda, empregos e tributos para o município.
Segundo seus depoimentos, qualquer alteração em seu nome acarretaria grande prejuízo comercial para as centenas de empresas da agrovia. A tendência é de que o logradouro perca o referencial, causando grandes quedas em vendas, empregos e arrecadação.
Burocracia
Com uma alteração de nome, cada uma delas teria muito trabalho, enorme burocracia, inúmeras despesas e perda de muitos materiais na troca de endereço.
Todo nome de logradouro público foi atribuído pela população local da época do personagem por sua história e relevantes contribuições à comunidade, não podendo ser descaracterizado por gerações futuras que desconhecem os motivos e aquela realidade.
A cidade cresce sempre com novos logradouros para receber nomes de outros beneméritos, havendo ainda em Goiânia centenas deles cujos nomes são letras ou números e por isso poderiam ser alterados sem ferir a história.