Entretenimento

2ª Edição do Festival Festin

Redação DM

Publicado em 2 de abril de 2018 às 23:58 | Atualizado há 1 ano

A cidade de Goiânia vai se agitar com a segunda edi­ção do Festival de Teatro Infantil de Goiás (Festin), movi­mentar a cidade de Goiânia nos dias 13, 14 e 15 de abril, com espe­táculos teatrais feitos para divertir, encantar e despertar a imaginação das crianças. Serão um total de sei­satrações em três dias de festival, com ingressos à venda a preços populares no Teatro Goiânia, cen­tro da capital. A primeira edição, realizada em 2017, foi recorde de público e crítica.Uma a realização da Cia flor do Cerrado.

Este ano a programação do Fes­tin Goiás contempla várias moda­lidades do teatro infantil através de espetáculos musicais, de bo­necos e palhaços, de grupos tea­trais profissionais de Goiás. Para­lelamente, acontecerá uma oficina de formação para atores e não ato­res, além de uma roda de conver­sa com produtores, atores e profis­sionais da educação para discutir a produção e o fazer do Teatro in­fantil em Goiás.

 

PROGRAMAÇÃO:

OFICINA DE ATORES

Um dos objetivos do festival é garantir a formação e o encon­tro de atores e diretores de teatro. Dentro da programação, no dia 14, das 9 às 12 h, será promovi­da uma oficina para atores e não atores que deseja aprofundar seus conhecimentos ou mesmo com­preender o fazer teatral. A ofici­na será ministrada pelo diretor e ator Eduardo de Souza, que tam­bém é presidente da área de Artes Cênicas do Sindicato dos Artistas de Goiás. As vagas são limitadas, com classificação etária acima de 16 anos. As inscrições são gratui­tas e devem ser feitas antecipada­mente pelo e-mail festingoias@ gmail.com contendo nome com­pleto, idade e telefone de contato.

OFICINA DE TEATRO PARA CRIANÇAS

Haverá um espaço todo especial para as crianças neste segundo dia de Festin através de uma oficina de teatro feita especialmente para elas: as crianças. A oficina busca promo­ver a sensibilização e desinibição das mesmas, através de improvisa­ções, dramatização, exercícios cor­porais e vocais, além do desenvol­vimento de jogos e brincadeiras, atividades sempre muito bem-vin­das no processo de desenvolvimen­to infantil. Para participar, a criança precisa ter mais de 8 anos e fazer sua inscrição pelo e-mail festingoias@ gmail.com contendo nome com­pleto e nome e telefone do respon­sável. A oficina acontece no dia 14 de abril, das 9 às 11h da manhã. Va­gas limitadas.

MESA DE DEBATES

O Festin Goiás, em parceria com produtores, atores e educa­dores, promove no dia 14, a partir das 9 h, uma mesa de debates que ocorre no sábado (14), às 14h, no hall de entrada do Teatro Goiânia, aberto e gratuito.

Na ocasião, o ator e diretor Wel­lington Dias, juntamente com o produtor Robson Parente e o pro­fessor e o diretor da cia arsênicos carpintaria cênica e produtor Rafa Blat, discute sobre o tema: A Pro­dução de Teatro Infantil em Goiás – Caminhos e perspectivas.

A ideia é discutir nosso produto teatral infantil e buscar caminhos para melhorar o nosso fazer artísti­co/teatral. A mediação fica por con­ta do produtor e idealizador do fes­tival Hélio Martins. A participação é gratuita e aberta ao público.

 

PROGRAMAÇÃO:

13 ABRIL (SEXTA– FEIRA)

19h30 – Abertura

20h – Apresentação do espetácu­lo “Os Saltimbancos, do Núcleo de Teatro Gustav Ritter

Uma das mais expressivas obras do teatro musical dedicada ao pú­blico infantil no Brasil. “Os Sal­timbancos” narra as aventuras de quatro bichos que, sentindo-se ex­plorados por seus donos, resolvem fugir para a cidade e tentar a sorte como músicos. A fábula musical foi traduzida e adaptada para o portu­guês por Chico Buarque de Holan­da, em 1977. Desde então vem en­cantando e trazendo os valores de liberdade e justiça para o público brasileiro.

14 ABRIL (SÁBADO)

10h – Oficina para Atores / Ofi­cina de Teatro para crianças (aber­to ao público e gratuito)

14h – Encontro com produto­res, diretores, atores e profissio­nais da educação. Mesa: Produ­ção de Teatro Infantil em Goiás: Caminhos e perspectivas

17h – Apresentação do espe­táculo “Dois Patetas Espatifados”, Grupo Trupicão Cia. de Teatro

Inspirado no livro infantil de Ruth Rocha, o espetáculo conta a história de dois sujeitos muito pa­tetas, de nomes Teimosinho e Man­dão, que vivem cada qual em seu barril de pólvora. Esses dois patetas transformam em uma verdadeira guerra, uma relação que – em outros termos – poderia ser gentil e civiliza­da. O jogo entre as personagens de “Dois Patetas espatifados” serve de gancho para um espetáculo inteli­gente, que coloca a plateia infantil em contato com um dos maiores entraves das relações humanas: os conflitos de comunicação e a dispu­ta pelo poder. Os patetas é um artifí­cio de linguagem, usado para ilus­trar duas criaturas rígidas que não compreendem a beleza da malea­bilidade, não se veem um no outro, condição primordial para que a paz e o amor floresçam e deem novos frutos. Os homens precisam se ad­mirar mais pelo que não têm em co­mum do que pelo que têm.

19h – Apresentação do espetá­culo “Pinóquio”, Grupo Bandeitan­te Produções Artísticas

Gepeto, um velhinho inventor de brinquedos, constrói um bone­quinho de madeira e lhe dá o nome de Pinóquio. Feliz e realizado com a invenção, enquanto dorme, uma linda fada desperta Pinóquio dan­do-lhe vida própria. O boneco se transforma em gente. Com a ajuda de um esperto grilo falante, Pinó­quio vive uma emocionante aven­tura para provar sua coragem, leal­dade e honestidade. Só assim ele poderá se transformar em um me­nino de verdade. Esta é uma mara­vilhosa história para aqueles que acreditam que seus sonhos podem se realizar.

15 ABRIL (DOMINGO)

10h – Apresentação do espetá­culo “O Boneco de Cor”, da Cia. Tea­tro do Maleiro Formas Animadas Y Títeres

A magia do teatro de bonecos. Milenar arte dos bonecos que nos faz encher os olhos de alegria e mergulharmos no imaginário no ponto de acreditarmos que eles têm vida. Essa é a proposta do es­petáculo O boneco de cor da Cia. Teatro do Maleiro formas anima­das y títeres. Os cincos bonecos entram em cena e são manipu­lados de formas variadas, usan­do cordas ou somente as mãos, como cada um foi confecciona­do. Alguns são de madeira outros de papel e tecido.

“Foi pela poesia que buscamos um caminho para entender a com­plexidade das sensações humanas, onde precisamos trabalhar para o prol do viver e saber o que é viver. O medo e a tristeza, velhice a ju­ventude, pobreza, riqueza, são ele­mentos muito forte do texto, tudo isso apresentado pelos persona­gens de forma divertida e poéti­ca” Marcos Marrom.

17h – Apresentação do Mu­sical Cinderela, da Alegrê Pro­duções

Com uma estrutura lúdica, cenários tridimensionais, figu­rinos esplêndidos e uma Fada Madrinha pra lá de encantado­ra, essa montagem vem trazen­do o encanto deste clássico para o teatro, mantendo a originali­dade da história. Os 14 atores em cena e sete cenários mos­tram como é possível lidar com as diferenças, destacando valo­res como respeito, amor e justi­ça, que independem de classe social e hábitos. Leva a criança a explorar sua capacidade de ima­ginação, observação, percepção e senso crítico, bem como esti­mula suas habilidades de co­municação, enriquecendo seu vocabulário. Neste clássico, de Charles Perrault, você é o nos­so convidado. Embarque conos­co nessa instigante história de amor.

19h – Apresentação do espetá­culo “Mariazinha & Chiquinho na Terra do Rei do Baião”, Cia Flor do Cerrado

Baseado na história de “Ma­ria Minhoca”, de Maria Clara Ma­chado, a Cia Flor do Cerrado fez uma bela adaptação, toda espe­cial. Mariazinha & Chiquinho na Terra do Rei do Baião traz o amor proibido da filha de um coronel que não permite o namoro da moça com o jovem rapaz humil­de do sertão. O resultado é uma aventura de amor inocente, que, certamente, irá divertir e emocio­nar a todos. Um espetáculo ale­gre, interativo e que traz grandes sucessos do Rei do Baião, como Sebastiana, Asa Branca, Que Nem Jiló, Baião, O Xote das Meninas, Olha Pro Céu, entre outros

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia