Coleção “O Cerrado na Escola” tem livros premiados
Redação DM
Publicado em 18 de março de 2017 às 02:36 | Atualizado há 8 anosO escritor goiano Pedro Ivo Peres Santana está distribuindo a cartilha “A Ema no Cerrado”, que é a décima primeira das 14 edições da Coleção “O Cerrado na Escola”. Já lançou cartilhas sobre os seguintes animais: Seriema, Tamanduá-Bandeira, Lobo Guará, Arara, Inhambu, Onça Pintada, Carcará, Tucano, Raposa, Jaó e, agora, Ema. Próximos lançamentos: Gavião-Carijó, Perdiz e Tatu. A publicação, voltada para a educação infantil e já adotada em algumas escolas, tem apoio cultural da Agroquima.
Natural de Pedro Afonso (TO), mas residente em Goiânia, Pedro Ivo foi agraciado com duas premiações do International Latino Book Awards. Conquistou o prêmio de Melhor Livro Ilustrado Infantil com as edições de dois livros que fazem parte da Coleção “O Cerrado na Escola”: A Arara e O Lobo Guará. A solenidade de premiação foi realizada recentemente, em Los Angeles (EUA).
Na mesma solenidade, recebeu premiação o livro: “Faço, Separo, Transformo”, dos escritores brasilienses Marcelo Capucci e Marcos Linhares. Trata-se de uma obra que conta como um professor e um aluno conseguem mudar a eles mesmos e contagiar a todos sobre como viver melhor com o lixo, a natureza e as pessoas ao redor, todas elas, incluindo os chamados seres invisíveis do dia a dia, como catadores e garis.
Pedro Ivo é filiado ao Sindicato dos Escritores de Brasília e está bastante feliz com a premiação. “Trata-se de um reconhecimento internacional ao nosso trabalho, que tem a humilde pretensão de contribuir para que crianças conheçam os animais do nosso Cerrado e, assim, possam ajudar efetivamente na sua urgente e necessária preservação”, ressalta o escritor que, nas horas de lazer, desenvolve a arte da sinuca, figurando entre os melhores taquistas do Jaó Clube.
Pedro Ivo está agendando uma data para lançamento dos livros da Coleção já editados, na Assembleia Legislativa. Com os livros “O Tucano” e “A Raposa”, ele completou a oitava e nona edições da série, que se constitui em uma coleção riquíssima para a educação infantil, inclusive propõe uma reflexão interdisciplinar, com perspectivas inovadoras, que facilita a compreensão do educando. Propõe ainda momentos de reflexão, descobertas, de leitura dinâmica, bem como um olhar para o cuidado com os animais, e, principalmente, a importância da conservação e preservação do bioma Cerrado como um todo.
A coleção completa consta de cartilhas sobre 14 animais ameaçados de extinção, seis frutas e mais cinco histórias do cerrado. Empresário em Goiânia, Pedro Ivo está apresentando o projeto nas escolas, sendo que algumas particulares já adotaram livros da coleção. Ele está na expectativa de colocar a série “O Cerrado na Escola” nas redes Municipal e Estadual de Ensino.
(João Nascimento, jornalista e está presidente do Clube dos Repórteres Políticos de Goiás)