Marketing político eleitoral: eixos do sucesso
Redação DM
Publicado em 9 de agosto de 2018 às 23:08 | Atualizado há 7 anos
Para que a campanha alcance a meta, é necessário estruturar os eixos além da segmentação do público alvo. Os eixos são: pesquisa, discurso, identidade, comunicação, articulação e mobilização. O planejamento deve ser feito considerando estes fatores do marketing político eleitoral.
Um dos objetivos da pesquisa é traçar estratégias para a campanha analisando como se constitui o eleitorado, portanto a pesquisa procura apurar e extrair o que se passa na cabeça do eleitor quanto às suas necessidades maiores e também às menores, mais rotineiras. Como mencionado, é ela que ajuda a identificar a segmentação do público, deve ser capaz de estruturar a grande maioria das questões de planejamento.
O discurso compreende todos os conteúdos apresentados pelo candidato que envolvem a área do significado do que se fala e da aparência do que se verbaliza. O discurso não se resume apenas às falas de palanques ou discursos televisivos. Este inclui plano de governo, promessas e ações.
Feita a radiografia do eleitorado, passa-se a formar o discurso e a ajustar a identidade do candidato, que é a soma de seus valores, de suas qualidades, de sua formação, história e compromissos. Esta identidade deverá embasar todo o programa de comunicação. Ou seja, a identidade do candidato deverá ser transmitida ao eleitor, via TV, rádio e outras formas. Candidato que não tem identidade, não tem eixo, não tem esqueleto, coluna vertebral. Quando o eleitor capta a ideia central de um candidato, começa a entrar no sistema de signos da campanha, fator que funcionará como indutor importante na decisão de voto.
A comunicação é a forma com que a mensagem do discurso é passada. Há alguns canais como material de propaganda, jornalístico e redes sociais. O material jornalístico tem como foco conquistar espaços de mídia, nos jornais, rádios, revistas e televisão. Através destes meios que o eleitor passa a conhecer melhor o candidato.
Agendas especiais para cada segmento devem ser elaboradas, com o objetivo de que a articulação e mobilização aconteçam. Assim o eleitorado se torna mais animado, através de ações de marketing massivo e eventos como caminhadas de rua, carreatas e encontro com líderes comunitários. Assim a visibilidade aumenta e o conhecimento por parte dos eleitores também aumenta.
(Ilton Belchior Cruvinel, professor universitário, estrategista de marketing eleitoral)