Criança recebe descarga elétrica fatal ao visitar praça com decoração natalina, em Caldas Novas
Salma Ataíde
Publicado em 28 de novembro de 2020 às 17:14 | Atualizado há 4 anos
Ao passear com familiares na praça Mestre Orlando, ornada com decorações de Natal, uma criança de 8 anos recebeu uma descarga elétrica, após encostar em uma estrutura metálica dos enfeites, em Caldas Novas, região sul de Goiás. Conforme a Polícia Civil (PC-GO), a criança, cuja identificação não foi revelada, chegou a ser socorrida e encaminhada ao hospital, mas não resistiu.
O fato ocorreu na noite de sexta-feira (27). Um inquérito foi instaurado para apurar as responsabilidades.
A Prefeitura de Caldas Novas, responsável pela decoração, divulgou uma nota, lamentando a morte e afirmando que “se coloca à disposição para ajudar no que for preciso”. Declarou ainda que a montagem da estrutura é feita por “profissionais capacitados, que realizam esse trabalho há 10 anos”.
Após o acidente, a menina foi socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e levada ao Hospital Nossa Senhora Aparecida. A criança morreu na unidade de saúde.
Segundo o site G1, em trecho que consta no boletim de ocorrência (BO), policiais militares que compareceram ao local, afirmaram que um eletricista da prefeitura foi à praça, após o episódio.
De acordo com a guarnição, ao fazer a testagem, ele constatou que “toda ferragem onde estavam instalados os anjos [ que fazem parte da decoração], em um percurso de aproximadamente 60 metros, estava energizada”.
Ainda segundo o documento, foi preciso desligar a fonte de distribuição de toda a decoração para “evitar outro acidente”. Fotos obtidas pela polícia mostram cabos de energia danificados, que estavam sendo usados na montagem.
Para o delegado Rodrigo Pereira, responsável pelo caso, repassou em nota que a Polícia Técnico- Científica já esteve no local para realizar a perícia. Ressaltou também que a investigação foi iniciada com o objetivo de “esclarecer toda dinâmica dos fatos e individualizar a responsabilidade dos envolvidos na morte da vítima”
Nota da Prefeitura de Caldas Novas:
A Prefeitura de Caldas Novas, através da Secretaria de Turismo, vem a público manifestar seu profundo pesar pela fatalidade ocorrida na última sexta-feira (27), na Praça Mestre Orlando. Uma criança, moradora do município, veio a óbito após encostar em um poste de energia, que faz parte da decoração natalina deste ano. Apresentamos aqui as condolências aos familiares da criança.
Salientamos que a equipe de montagem do local, são profissionais capacitados, que realizam esse trabalho há 10 anos.
De todo modo, as investigações já começaram a ser feita pela Polícia Civil e a Polícia Técnico-Científica, com todo suporte da Prefeitura Municipal, que se coloca a disposição para ajudar no que for preciso. Aguardamos o resultado das investigações.
O momento agora é de solidariedade aos familiares, a essa dor que estão vivendo. Nossos sentimentos a todos.
Destacamos que o objetivo da decoração natalina é embelezar a cidade e promover mais um cartão postal para moradores e turistas. Entretanto, lamentamos a tragédia ocorrida.