Governo autoriza construção de nova ponte sobre o Rio do Peixe
DM Redação
Publicado em 7 de maio de 2025 às 16:47 | Atualizado há 20 horas
O Governo de Goiás autorizou o início da construção de uma nova ponte de concreto sobre o Rio do Peixe, na GO-479, entre o distrito de Lagolândia, em Pirenópolis, e a cidade de Vila Propício.
A ordem de serviço foi assinada na segunda-feira, 5, e os trabalhos devem ser concluídos em 10 meses. Ao todo, a nova ponte, a demolição da antiga estrutura, o transporte e destinação adequada do entulho vão custar R$ 11,3 milhões aos cofres públicos.
“Vamos reconstruí-la do zero, com o que há de mais moderno em engenharia, primando pela qualidade, durabilidade e, acima de tudo, pela segurança de quem precisa passar por ali todos os dias”, explica o governador Ronaldo Caiado.
Feita em concreto armado, a nova ponte sobre o Rio do Peixe terá 10,80 metros de largura, duas pistas para veículos e faixas laterais de segurança, garantindo espaço e estabilidade para o tráfego, inclusive de caminhões e máquinas agrícolas.
A estrutura, projetada para suportar grandes cargas e enfrentar as variações do clima ao longo dos anos, será reforçada por aterros bem compactados e protegidos contra a ação da água, para evitar erosões.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura, Adib Elias, além de exigir que os materiais utilizados e técnicas aplicadas na nova ponte sigam rígidos padrões de qualidade e segurança, haverá fiscalização contínua por parte da pasta com objetivo de reduzir falhas ou riscos futuros.
“Estamos entregando uma solução definitiva, segura e moderna. A ponte será construída com o que há de mais atual em engenharia, dentro das normas técnicas exigidas, preparada para resistir às condições hidrológicas da região e suportar o tráfego intenso, inclusive de veículos pesados. Essa é uma ação concreta de um governo que não deixa ninguém para trás”, pondera Adib Elias.
Além da recuperação da trafegabilidade, de forma segura e permanente, mesmo em períodos de chuvas intensas, para linhas de ônibus, transporte escolar, acesso a serviços como saúde, educação e serviços públicos, a nova ponte terá impactos econômicos diretos e indiretos. Durante a obra, haverá geração de empregos temporários e movimentação da economia local com a compra de insumos e contratação de serviços.
Após a entrega, a ponte fortalecerá o turismo, o fluxo de mercadorias e o escoamento da produção. Hoje assinei a ordem de serviço para a construção da nova ponte sobre o Rio do Peixe, entre Lagolândia e Vila Propício. Com investimento de quase R$ 11,3 milhões, vamos entregar uma ponte de concreto moderna, segura e durável, com duas pistas de rolamento, faixas de segurança e estrutura reforçada para suportar grandes cargas e as condições climáticas da região.
A previsão é que tudo fique pronto em 10 meses. Até lá, vamos acompanhar de perto cada etapa da execução para garantir que a obra siga os mais altos padrões técnicos de qualidade. É o Governo de Goiás entregando soluções definitivas, com qualidade, responsabilidade e respeito à população.