Goiás tenta retomar fôlego na Série B contra o Athletic-MG
Léo Carvalho
Publicado em 11 de outubro de 2025 às 18:11 | Atualizado há 3 horas
Goiás entra em campo neste sábado (11), às 16h, na Arena Sicredi, para enfrentar o Athletic-MG, em São João del Rei. O jogo é válido pela 32ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto terá transmissão ao vivo na Rede TV, ESPN 4, Disney+ e Youtube Desimpedidos.
Na vice-liderança da Série B, o Verdão vive um momento de instabilidade. Nas últimas cinco rodadas, conquistou apenas uma vitória, somando ainda três empates e uma derrota recente para o CRB, por 2 a 1. Com 51 pontos, o time goiano viu a distância para o líder Coritiba aumentar, já que o clube paranaense chegou aos 56 e abriu cinco de vantagem. Ao mesmo tempo, permitiu que pelo menos cinco equipes se aproximassem da briga pela segunda posição.
A situação acendeu um sinal de alerta no Goiás e aumentou a pressão sobre a diretoria. Os muros da Serrinha amanheceram pichados com pedidos de demissão do técnico Vagner Mancini e do diretor de futebol Lucas Andrino. Diante da cobrança, dirigentes e membros do Conselho do Verdão se reuniram com os dois para uma conversa, mas, a princípio, todos permanecem nos cargos.
Uma derrota no sábado, combinada com vitórias dos times que vêm logo abaixo na tabela, pode empurrar o Goiás para fora do G-4. Para piorar a situação, Mancini pode ter, diante do Athletic-MG, o desfalque do volante Juninho, considerado uma peça importante da equipe. No jogo contra o Galo Praiano, na última rodada, o jogador precisou deixar a partida após sentir dores na panturrilha.
Para a vaga de Juninho, o técnico do Goiás pode escalar o volante Marcão ou o uruguaio Gonzalo Freitas, além de outras opções para o setor defensivo. Entre essas possibilidades, está a entrada do meia Wellington Rato ou de Lucas Rodrigues para dar mais mobilidade ao meio-campo. Outra ausência a ser sentida é a do lateral-direito Diego Caito, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.
Mas nem tudo está perdido para o Verdão. O zagueiro Lucas Ribeiro (terceiro cartão amarelo), o meia Brayann (cartão vermelho, expulso) e o atacante Jajá (terceiro cartão amarelo) ficam à disposição após cumprirem suspensão, decorrente das punições sofridas no penúltimo jogo.
Por outro lado, o Athletic-MG, 15º colocado com 36 pontos, está a apenas quatro da zona de rebaixamento. O Esquadrão de Aço vem de uma goleada por 4 a 1 sobre o Operário-PR, mas, nos últimos cinco jogos, soma três derrotas consecutivas, um empate e apenas uma vitória. Apesar da fase irregular, mesmo que perca para o Goiás, o time mineiro ainda não entra no Z-4, mas já bate à porta da zona de rebaixamento.
Assim, para levantar o astral do Esquadrão e tentar surpreender o Verdão nos contra-ataques, o técnico Rui Duarte deve apostar na eficiência do volante Sandry nas roubadas de bola. O jogador se tornou o primeiro a registrar oito desarmes em uma única partida da Série B do Brasileirão 2025. Além disso, o Athletic conta com o fator casa e espera o apoio da torcida para empurrar o time em busca de mais três pontos.
Provável escalação do Athletic-MG: Adriel; Douglas Pelé, Sidimar, Marcelo Ajul, Rodrigo Gelado; Fabrício Isidoro, Sandry, A. Da Cruz; W. Macedo, David Braga, Tavares
Provável escalação do Goiás: Tadeu; Diego Caito, Messias, L. Felipe, Willean Lepo; Juninho, Gava, Andrade; Jean Carlos, Moraes, Anselmo Ramon