Política

Campos Verdes discute política mineral para Goiás

Redação

Publicado em 2 de maio de 2023 às 14:47 | Atualizado há 2 anos

Aplicação de projeto formativo, planejamento com metas, legislação e novas tecnologias foram questões levantadas durante reunião do Mapeamento de Oportunidades de Crescimento para o Setor Mineral de Goiás – MAP. O evento foi realizado em Campos Verdes, no dia 26 de abril e teve a presença de empreendedores minerais, representantes de cooperativas mineradoras, gestores municipais e do diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM).

Prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM) falou sobre o histórico de Campos Verdes no ramo da extração de esmeraldas e focou nos erros cometidos ao longo dos anos para que não sejam repetidos. Segundo ele, sua gestão está para além da extração das pedras, para cursos técnicos de capacitação para a lapidação, com o intuito que a cidade se torne um polo joalheiro. “Vamos retomar a escola de lapidação com o objetivo de agregar valor às esmeraldas”, ressalta.

Potencialidade

Clarice Kobayashi, diretora administrativa do Instituto Prospectiva (Inspro) e professora da Universidade de São Paulo (USP), explicou um pouco sobre um projeto que será estudado para ser implementado em Campos Verdes. “A ideia é que estas pessoas aprendam e transmitam esse conhecimento para todos. A nossa vocação não é consultoria, a nossa vocação é a formação ação, ou seja, nós queremos que o município e todos os seus munícipes se apropriem deste conhecimento e deem continuidade”, esclarece Clarice.

A Superintendente de Mineração da SIC, Lívia Parreira falou da importância dos eventos nos municípios para a construção de um Plano Estadual de Recursos Minerais PERM participativo, oportunizando para a sociedade tirar suas dúvidas, indicar desafios, dar sugestões, propor ações e soluções. Destacou também a necessidade da cooperação entre o governo federal, estadual e municipal para o fortalecimento da mineração.

O Diretor da Agência Nacional de Mineração – ANM, Tasso Mendonça falou sobre a criação da ANM e os importantes avanços na regulação da atividade mineral e na resolução dos entraves existentes que atrapalham a regularização dos processos em andamento no município de Campos Verdes e impedem a produção dos garimpeiros locais.

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias