Segunda etapa do Claque Retomada Cultural em Goiânia segue até 31/1
Redação DM
Publicado em 4 de janeiro de 2023 às 20:02 | Atualizado há 2 anos
Para começar o ano com centenas de opções gratuitas de lazer, o Claque Retomada Cultural realiza a segunda etapa no polo de Goiânia a partir desta quinta-feira (05/01) e segue até dia 31 de janeiro. Atividades de música, teatro, dança, artes visuais, audiovisual e muito mais serão apresentadas em vários locais da capital, como o Teatro Goiânia, Teatro Sesc Centro, Vila Cultural Cora Coralina, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além de unidades do Sesc em Campinas, Setor Universitário, Faiçalville, e Lar de Idosos Roda da Vida.
O Claque Retomada Cultural é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Retomada, e do Serviço Social do Comércio (Sesc Goiás). A programação completa pode ser conferida nos sites do Sesc e da Retomada, além dos perfis nas redes sociais (@claqueretomadacultural).
Para o secretário da Retomada, César Moura, um dos principais pontos de destaque do Claque Retomada Cultural é envolver toda a rede de trabalho em torno das apresentações. “Além de fomentar a cultura com o pagamento de cachês aos artistas das mais diversas expressões, movimentamos a economia por meio dos prestadores de serviços e ainda estimulamos o hábito de acompanhar eventos culturais”, comenta.
O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás, Marcelo Baiocchi, comentou da importância do projeto, que tem como objetivo a valorização da classe artística goiana. “Em 2023 daremos continuidade no Claque, o maior projeto de retomada cultural do estado. Nesta edição, com a parceria com o Governo de Goiás, esperamos movimentar o setor artístico, a economia e o turismo”, disse.
Para o diretor regional do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, o Claque cumpre com a missão do Sesc, que é democratizar a arte. “Vamos levar atividades culturais, gratuitas, para todo o estado. É uma forma de valorizar os artistas e aproximar a população do setor cultural”, afirmou.
Primeira etapa em Goiânia
Em dezembro, na primeira etapa do polo Goiânia, mais de 90 propostas artísticas foram apresentadas. Desta vez, 338 apresentações estão previstas para acontecer. Ainda em janeiro, o projeto também chega aos polos do interior goiano. Visando o fortalecimento do cenário artístico e promover a retomada cultural, estão sendo investidos mais de R$20 milhões no projeto.
Apresentações no interior
Além de Goiânia, a maior retomada artística do estado de Goiás também estará presente em mais sete municípios goianos, são eles: Luziânia (13 a 15/01), Itumbiara (20 a 22/01), Rio Verde (27 a 29/01), cidade de Goiás (03 a 05/02), Jaraguá (10 a 12/02), São Miguel do Araguaia (24 a 26/12), e Posse (03 a 05/03). O resultado do edital está previsto para ser divulgado na sexta-feira (06).