Brasil

30 municípios da Bahia declaram estado de emergência depois do Ciclone

De acordo com a MetSul Meteorologia, o ciclone poderá se intensificar ainda nesta sexta-feira (10).

diario da manha
Foto/Reprodução

Após um ciclone tropical que se formou no oceano Atlântico passar pela região do extremo sul no estado da Bahia, na ultima quinta-feira (09), ao menos 30 municípios declararam situação de emergência. Três cidades encontram-se em estado de calamidade, após chuvas intensas e grande alagamento.

As pancadas d’água foram intensas nas regiões de Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Prado e Itamaraju e especialmente no bairro Nova Alegria, onde três pessoas morreram soterradas após o desabamento de seis imóveis. De acordo com a MetSul Meteorologia, o ciclone poderá se intensificar ainda mais nesta sexta-feira (10).

“Vamos fazer um levantamento detalhado de tudo que precisa ser reconstruído: estradas, pontes e casas que foram destruídas. Mas só dá para fazer esse levantamento depois que a água baixar, porque você precisa ver o estrago, de fato, e a solução técnica que vai ser dada em cada ponto em que se perdeu aquela infraestrutura” , declarou o governador do estado, Rui Costa (PT) .

Os municípios registraram, só ontem, o volume de 450 mm.

Por causa dos estragos causados pelas enchentes, o Governo do Estado montou uma força-tarefa para assistir e levar ajuda às cidades atingidas pelas chuvas no Extremo Sul, como: Teixeira de Freitas, Jucuruçu, Prado e Itamaraju.

O Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer) disponibilizou aeronaves para atendimento específico e nas áreas onde a situação está mais crítica, foram enviados Helicópteros. As aeronaves levam ainda cestas básicas e outros itens para suprir as necessidades de comunidades isoladas pela água.

Leia Também

Comentários