Brasil

A trajetória política e apoteótica de Deivison Costa

Redação DM

Publicado em 29 de junho de 2016 às 02:48 | Atualizado há 10 anos

A edi­li­da­de go­i­a­ni­en­se sem­pre nos pro­por­ci­o­nou bons ve­re­a­do­res, dos qua­is mui­tos al­can­ça­ram lu­ga­res de des­ta­que na po­lí­ti­ca ma­jo­ri­tá­ria de Go­i­ás e até mes­mo no ce­ná­rio na­ci­o­nal, tais co­mo: Iris Re­zen­de Ma­cha­do, Iram Sa­rai­va, Jo­ão Na­tal e mui­tos ou­tros, além dos ve­re­a­do­res em­ble­má­ti­cos, co­mo  por exem­plo, Bo­a­ven­tu­ra Mo­rei­ra de An­dra­de, Ne­gro Jobs e An­sel­mo Pe­rei­ra que é o cam­pe­ão de man­da­tos na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia. Na dé­ca­da de 1970, se­te ve­re­a­do­res de des­ta­que do Le­gis­la­ti­vo go­i­a­ni­en­se fo­ram cha­ma­dos de “Os Se­te Ho­mens de Ou­ro da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia”, eram eles: Jo­sé Eduar­do, Ger­mi­no Al­ves, Zeu­xis Mo­ra­is, Bráu­lio Afon­so, Ubal­di­no Ro­cha, Pe­dro Xa­vi­er Tei­xei­ra e Dar­ci­zo de Sou­za ( de­pois, Jo­sé Lu­ci­a­no).

A par­tir da dé­ca­da de 1980, os seg­men­tos re­li­gi­o­sos pas­sa­ram a en­ga­jar mais na po­lí­ti­ca go­i­a­ni­en­se, pois in­ten­si­fi­ca­ram na es­co­lha de re­pre­sen­tan­tes dos seus pró­prios seg­men­tos, den­tre es­tes, que­re­mos des­ta­car o ve­re­a­dor Dei­vi­son Cos­ta, que é um dos re­pre­sen­tan­tes do seg­men­to evan­gé­li­co na Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia. Des­de á ado­les­cên­cia, Dei­vi­son Cos­ta mos­tra­va ap­ti­dão pa­ra a po­lí­ti­ca, pois, sem­pre foi en­ga­ja­do na de­fe­sa dos in­te­res­ses da co­le­ti­vi­da­de.  Dei­vi­son Cos­ta é go­i­a­ni­en­se, nas­ceu no dia 0161978. É ad­vo­ga­do, pas­tor evan­gé­li­co, con­fe­ren­cis­ta e pre­le­tor.  É ca­sa­do e pai de uma fi­lha. Foi pre­si­den­te da ju­ven­tu­de da As­sem­bleia de Deus do Par­que In­dus­tri­al Jo­ão Braz, foi pre­si­den­te da Uni­ão de Jo­vens da As­sem­bleia de Deus da Re­gi­ão Nor­te de Go­i­â­nia, pre­si­diu tam­bém o Cen­tro Aca­dê­mi­co de  Di­rei­to da Uni­ver­so.

Dei­vi­son Cos­ta es­tá exer­cen­do o seu ter­cei­ro man­da­to de ve­re­a­dor (2005 a 2008 – 2009 a 2012 – 2013 a 2016) Dei­vi­son é ve­re­a­dor pe­lo PT do B (Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta do Bra­sil) exer­cen­do a pre­si­dên­cia mu­ni­ci­pal do par­ti­do. Pre­si­diu a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal de Go­i­â­nia, no bi­ê­nio 2007 a 2009, ten­do co­mo ca­rac­te­rís­ti­ca uma ges­tão des­cen­tra­li­za­do­ra e  dei­xan­do um gran­de le­ga­do de ser­vi­ço,  den­tre eles po­de­mos ci­tar:  a cons­tru­ção do se­gun­do  an­dar da par­te ad­mi­nis­tra­ti­va da Câ­ma­ra, re­a­li­za­ção de con­cur­so pú­bli­co, re­clas­si­fi­ca­ção dos ser­vi­do­res, in­sa­lu­bri­da­de pa­ra os fun­cio­ná­rios do Ple­ná­rio e re­po­si­ção sa­la­ri­al.  Atu­al­men­te o ve­re­a­dor Dei­vi­son Cos­ta pre­si­de a Co­mis­são de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca e é in­te­gran­te da Co­mis­são Mis­ta e de Edu­ca­ção da Câ­ma­ra de Go­i­â­nia. Foi se­cre­tá­rio da Ju­ven­tu­de Es­ta­du­al do Es­ta­do de Go­i­ás, e du­ran­te o seu afas­ta­men­to da Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, as­su­mi­ram os su­plen­tes: Sir­le­ne Bor­ba e Ed­son Cân­di­do.

Além de ser  um re­pre­sen­tan­te le­gí­ti­mo do po­vo go­i­a­ni­en­se na  Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal, Dei­vi­son Cos­ta sem­pre es­te­ve an­te­na­do aos di­ver­sos pro­ble­mas que afli­gem o po­vo, tais co­mo: sa­ú­de, edu­ca­ção, tran­s­por­te pú­bli­co, se­gu­ran­ça pú­bli­ca, mo­ra­dia, es­por­te, la­zer, mo­bi­li­da­de ur­ba­na e meio am­bi­en­te. Co­mo um dos ve­re­a­do­res li­ga­dos ao mo­vi­men­to evan­gé­li­co, sem­pre foi um de­fen­sor in­tran­si­gen­te da li­ber­da­de re­li­gi­o­sa, dos va­lo­res fun­da­men­tais da fa­mí­lia e dos prin­cí­pios éti­cos que cul­mi­nam com o te­mor a Deus e o res­pei­to ao pró­xi­mo. Dei­vi­son Cos­ta sem­pre de­mons­trou res­pei­to e sub­mis­são aos seus su­pe­ri­o­res, pois, além da ami­za­de e do com­pa­nhei­ris­mo, con­ta sem­pre com o apoio do pas­tor Oí­des Jo­sé do Car­mo, pas­tor pre­si­den­te da As­sem­bleia de Deus do Cam­po de Cam­pi­nas e pre­si­den­te da Con­ven­ção dos Mi­nis­tros Evan­gé­li­cos da As­sem­bleia de Deus de Ma­du­rei­ra, no Es­ta­do de Go­i­ás .

 

(Gio­va­ni Ri­bei­ro Al­ves, pro­fes­sor, fi­ló­so­fo, pas­tor di­ri­gen­te da As­sem­bleia de Deus da Vi­la San­ta He­le­na, em Go­i­â­nia, es­cri­tor, po­e­ta, mem­bro da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa e ar­ti­cu­lis­ta do Di­á­rio da Ma­nhã)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia