Home / Brasil

BRASIL

Ibama destrói equipamentos em operação contra garimpo ilegal

Durante a ação, foram destruídas 16 escavadeiras hidráulicas e uma balsa de mergulho que eram utilizadas nos garimpos ilegais na região

Foto: Reprodução Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) realizou uma operação entre os dias 25 e 27 deste mês para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Conquista D'Oeste, a 571 km de Cuiabá.

Durante a ação, foram destruídas 16 escavadeiras hidráulicas e uma balsa de mergulho que eram utilizadas nos garimpos ilegais na região.

A Terra Indígena Sararé tem sido alvo de intensa pressão do garimpo ilegal nos últimos três anos, sendo uma das áreas com mais alertas para exploração ilegal do solo no Brasil. Segundo o Ibama, somente em 2023, ela foi a terra indígena mais desmatada do país, perdendo uma área equivalente a 540 campos de futebol.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

A operação contou com a participação da Polícia Rodoviária Federal, que prendeu dois suspeitos no local. A ação conjunta envolveu também a Polícia Federal, o Exército Brasileiro, a Força Nacional, a Funai e aproximadamente 100 servidores. Imagens de satélite foram utilizadas para monitorar a degradação da região.

Essa foi a terceira fase da operação na Terra Indígena Sararé, após a desocupação de um garimpo ilegal em maio de 2020 e a apreensão de instrumentos usados na exploração clandestina em março de 2021. A degradação continuou mesmo após as ações anteriores, o que levou à realização dessa nova operação.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias