Brasil

ONU acusa Exército do Sudão do Sul de estuprar e queimar meninas vivas

Redação DM

Publicado em 29 de junho de 2015 às 23:46 | Atualizado há 11 anos

GENEBRA — O Exército do Sudão do Sul e milícias aliadas sequestraram, estupraram e mataram meninas vivas durante combates contra as forças rebeldes, afirmou a ONU em um relatório divulgado nesta terça-feira. O governo nega seus soldados tenham cometido abusos, mas disse que iria analisar o documento.

Investigadores descobriram que pelo menos 172 mulheres e meninas foram sequestradas e submetidas a violência sexual. De acordo com o relatório, uma delas foi “arrastada para fora de sua cabana e estuprada na frente de seus três filhos”.

A missão da ONU no Sudão do Sul (UNMISS) afirmou que os abusos durante a guerra civil de 18 meses tinha alcançado uma nova escala de intensidade e horror em recentes combates no país.

“Sobreviventes falaram de uma campanha contra a população local que matou civis, com aldeias saqueadas e destruídas”, disse o relatório.

“Algumas das alegações mais perturbadoras compiladas por funcionários de direitos humanos da UNMISS estão focadas no rapto e abuso sexual de mulheres e meninas, alguns das quais foram supostamente queimadas vivas em suas residências”.


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia