Home / Cidades

CIDADES

Mulher tenta conseguir cirurgia de laqueadura há 11 anos

A dona de casa Ângela Maria Costa Borges, de 38 anos, tem 6 filhos e está desempregada. Ela mora em Campo Limpo de Goiás, a 62 km de Goiânia e precisa de ajuda para conseguir fazer uma cirurgia de laqueadura, operação que consiste na ligação das trompas e impede que a mulher tenha filhos. Ela aguarda pelo procedimento na rede pública há 11 anos.

“As pessoas me criticam e falam que eu tenho filho porque quero, mas eu já tentei de todas as formas fazer essa cirurgia e não consigo. Os meus filhos são tudo para mim, mas eu não posso ter mais, porque já está muito difícil cuidar deles”, afirma.

Ângela conta que recebeu um documento assinado por um médico vinculado à Prefeitura de Campo Limpo de Goiás, solicitando em maio deste ano a avaliação e o planejamento do procedimento, mas que segundo ela, ainda não foi feito.

“Ele me deu o documento, eu levei na prefeitura e nada. Eles só falam que tem que aguardar e não me dão mais respostas. Eu já até perdi a esperança”, relata.

Documento que solicita avaliação e planejamento para cirurgia de laqueadura à mãe de 6 filhos em Campo Limpo de Goiás — Foto: Ângela Maria/Arquivo pessoal
Documento que solicita avaliação e planejamento para cirurgia de laqueadura Foto: Arquivo pessoal

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), a paciente aguarda desde setembro deste ano a liberação da cirurgia pela Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). No entanto, segundo informou o município, “não foi encontrado no sistema de regulação da SMS nenhum pedido em nome da paciente”.

Segundo Ângela, a cirurgia traria mais tranquilidade a ela, que precisa dividir o tempo entre cuidar das crianças e da casa.

“Somente o meu marido trabalha e ele ganha um salário mínimo. Nosso aluguel custa R$ 400 e ainda tem todos os gastos com as crianças e com a casa. Não está fácil”, afirma.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias