Home / Cotidiano

COTIDIANO

Acabou! Não há mais vacinas contra sarampo em Goiânia

Acabou, em Goiânia, as vacinas contra o sarampo. Está informação foi repassada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A pasta está há dias informando que o estoque das doses estavam acabando. Ainda nesta quinta-feira (19/9), apenas dois postos de saúde: Centro de Saúde da Família (CSF) Parque Eldorado Oeste e CSF Jardim Cerrado VI possuíam as doses, porém já acabaram. A prefeitura informou que o Ministério da Saúde (MS) disse que as vacinas devem chegar em Goiânia na primeira quinzena do próximo mês.

A Secretaria informou que no final da tarde desta quinta-feira (19/9) irá se pronunciar sobre o assunto. Além disso, a pasta também informou que na ocasião irá emitir o novo boletim. Até o momento, três casos da doença foram confirmados, sendo um em Alto Paraíso e dois em Goiânia. Vale ressaltar que apesar dos casos confirmados, nenhuma morte foi registrada.

MS informou que já está recompondo o estoque de vacinas

Ministério da Saúde é responsável pela compra ou produção e distribuição das vacinas que são usadas no Programa Nacional de Imunização para todo o Brasil. Porém, mesmo com o surto, as doses da imunização estão sendo repassadas de maneira fracionada, com isso a quantidade não é suficiente para atender toda a população. No mês passado a procura pela vacina aumento quase 400%, em relação a julho, em Goiânia.

Além disso, a pasta enfatizou ainda que foram adquiridas 28,7 milhões de doses da tríplice viral pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), sendo 10 milhões de compra regular e 18,7 milhões de doses extras e ao todo foram gastos R$ 325 milhões para refazer o abastecimentos das vacinas contra o sarampo no país.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias