Home / Cotidiano

COTIDIANO

Afinal, quem é São Longuinho que tanto ouvimos falar?

“São Longuinho, São Longuinho, se me ajudar a achar (diz nome do objeto perdido) dou três pulinhos”. Essa é a clássica simpatia que é muito conhecida entre os brasileiros. De acordo com a crença popular, após encontrar o que procura, a pessoa deve dar três pulos e gritos em agradecimento ao santo.

O Dia de São Longuinho é comemorado dia 15 de março. Essa data celebra um dos primeiros homens a reconhecer Cristo como o “filho de Deus”, conforme narra a bíblia. São Longuinho é venerado em muitos países, tanto no Ocidente como no Oriente. No entanto, nos países orientais, é mais comum ser comemorado o Dia de São Longuinho em 16 de outubro.

História de São Longuinho

Segundo o padre Rodrigo de Castro, pároco da Paróquia Sagrada Família em Goiânia e reitor do Santuário Basílica Sagrada Família, "o nome Longuinho, vem da palavra lança, soldado da lança, o soldado que abriu o lado aberto de Jesus."

São Longuinho teria vivido durante o século I, e estaria presente no momento da crucificação de Jesus Cristo. De acordo com Castro, São Longuinho "era um oficial romano chamado Cássio, ele foi aquele soldado que feriu o coração de Jesus, o lado transpassado de Jesus, que com uma lança, abriu o lado de Jesus de onde jorrou sangue e água," explica.

Segundo a Bíblia Sagrada da Igreja Católica, São Longuinho era um soldado romano e foi um dos torturadores de Jesus Cristo, durante a sua crucificação. Ele era cego de um dos olhos e teria perfurado o peito de Jesus, 'de onde jorrou sangue e água'. Algumas gotas dessa água caíram sobre seus olhos e o curaram. Naquele momento, ele soube que estava diante do filho de Deus. São Longuinho abandonou a vida de soldado e fugiu para pregar a palavra de Deus. Porém, foi identificado e denunciado, sendo torturado e morto como um desertor do imperador romano Pilatos.

Os três pulinhos

Uma das mais conhecidas simpatias para localizar objetos perdidos na cultura popular brasileira é a de São Longuinho. Após encontrar o objeto que estava perdido, a pessoa deve dar três pulinhos em agradecimento ao santo. Em outras versões, são três gritinhos, o que parece ser uma mera derivação. Segundo o padre Rodrigo, os três pulinhos "é uma brincadeira, não tem uma explicação", aponta.

Santo "das coisas perdidas"

De acordo com a história, a fama de São longuinho de ajudar pessoas a encontrarem o que está perdido, começou antes mesmo do seu processo de canonização. "Tudo na vida de São Longuinho, está com essa palavra do "achar". Ele tem essa fama porque estava perdido e se encontrou, ou seja, ele achou o Cristo", explica o padre Rodrigo.

O processo de canonização de São Longuinho durou cerca de mil anos. Segundo Castro, "quando ele estava no processo de ser canonizado, todo o seu processo se perdeu, o processo estava na Santa Sé, e de repente o processo se perde. E conta-nos na história, que ele mesmo fez com que o processo aparecesse."

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias