Home / Cotidiano

COTIDIANO

Dia Mundial da Voz: Como você cuida da sua?

A voz é um instrumento de comunicação mais imediato que existe. A nossa voz nasce na laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, conhecidas popularmente como "cordas vocais". A voz tem o poder de revelar diversas sensações do corpo humano como alegria, cansaço, estado de humor, e até expressar a sua personalidade. Em entrevista ao DM, o cantor sertanejo Morais Neto ressalta como ele cuida da sua voz. "Eu cuido da minha voz fazendo exercícios vocais, não bebo e não fumo, e sempre antes de cantar, eu faço aquecimento vocal."

A importância da voz vai muito além da mensagem ser compreendida, nela pode-se transmitir confiança, liderança, credibilidade e assertividade. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que, em cada ano do triênio (2020/2022), mais de 7 mil novos casos de câncer de laringe serão diagnosticados no Brasil. Esse tipo de câncer, geralmente, apresenta os primeiros sintomas nas pregas vocais.

A fonoaudióloga e professora adjunta do curso de fonoaudiologia da PUC Goiás, Silvia Ramos, alerta sobre possíveis mudanças na voz que podem acarretar algum problema. "Se sua voz ficou diferente nos últimos tempos (rouca, fraca, tensa ou cansada, por exemplo), se ela melhora quando você fica alguns dias sem falar muito e piora em situações em que usa mais a sua voz, é possível que esteja com um problema." De acordo com ela, se as modificações durarem mais de 15 dias, é aconselhável consultar um especialista médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

Algumas medidas podem ser tomadas para preservar as pregas vocais. Alguns hábitos nocivos como gritar, pigarrear e tossir devem ser evitados para não ocasionar uma rouquidão funcional ou problemas mais sérios como nódulos, pólipos ou fenda vocal.

Segundo Silvia, bebidas geladas, álcool e outros hábitos também prejudicam a garganta. "Chocolate e leite em demasia deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. Já alimentos de difícil digestão podem provocar refluxo e irritação. Em excesso, a cafeína associada à alta temperatura pode desidratar as pregas vocais."

Alimentação

Existem alguns alimentos com algumas propriedades que podem proteger a garganta contra possíveis danos causados pelo desgaste. "O mel pode ajudar como lubrificante e o própolis tem propriedades anti-inflamatórias, mas nenhum desses alimentos é tratamento para um problema de voz. Tomar água contribui para a hidratação e para o funcionamento das pregas vocais, reduzindo o esforço e aumentando o rendimento vocal", explica a fonoaudióloga Silvia.

Aquecimento vocal

O aquecimento vocal é uma prática saudável e recomendada por fonoaudiólogos para profissionais da voz, pessoas que utilizam a mesma como ferramenta para o trabalho. O aquecimento vocal é constituído por uma série de exercícios e movimentos para soltar os músculos envolvidos na produção da voz, melhora a circulação sanguínea e ajuda na concentração mental.

Silvia explica que "a partir da avaliação fonoaudiológica, é realizado um programa de condicionamento e aquecimento vocal para propiciar um melhor rendimento com o mínimo de esforço vocal."

Tratamentos de voz

O tempo de terapia dependerá do tipo de alteração vocal diagnosticado pelo médico e da avaliação vocal realizada pelo fonoaudiólogo para que seja planejada a reabilitação vocal com a melhor conduta terapêutica, sendo analisado individualmente caso a caso.

  • Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias