Home / Cotidiano

COTIDIANO

Força Nacional é autorizada a atuar em terra indígena no Pará

Nesta segunda-feira, 13, o governo federal autorizou o desempenho da Força Nacional de Segurança Pública (FNPS), nas atividades do Distrito Sanitário Especial Indígena Guamá-Tocantins, na terra indígena Parakanã, no estado do Pará.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, os agentes prestarão apoio ao Ministério da Saúde, que tem desenvolvido atividades e serviços para preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio.

Na semana passada, o Ministério Público Federal (MPF) visitou a região e identificou alguns invasores e donos de boiadas que ameaçam constantemente os indígenas, que vivem em área demarcada. Em maio, os invasores lançaram ameaças contra os indígenas e chegaram a se aproximar das aldeias com rebanhos de gado que foram deixados no local.

A atuação da FNSP vai ocorrer pelo prazo de 30 dias, no período de 17 de junho a 16 de julho de 2022. O emprego da Força Nacional de Segurança Pública ocorre em articulação com os órgãos de segurança pública estaduais, sob a coordenação da Polícia Federal.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias