Home / Cotidiano

COTIDIANO

Junho Violeta: Matrinchã promove ação de conscientização e combate à violência contra o Idoso

Por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, foi realizado evento com palestras sobre as diversas formas de violência contra o idoso.

Segundo a prefeita Ivania Fernandes, as pessoas idosas são vulneráveis a estes impactos por meio de violências às vezes não percebidas, como a financeira, a psicológica, a patrimonial, a institucional, entre outras. “Este é o objetivo da campanha: propor a visibilidade e o reconhecimento como passos fundamentais para uma longevidade sem violência. As políticas públicas ao idoso precisam ser trabalhadas com maior abrangência para que seja garantido o direito à sua proteção, saúde e dignidade” disse.

As formas de sociabilização com as pessoas idosas estão atravessadas por episódios conflituosos o que, por sua vez, pode indicar a carência de recursos linguísticos, éticos e afetivos nas relações interpessoais com os idosos, em especial no âmbito familiar, onde a maior parte dos casos de violência ocorrem.

Dessa forma, a campanha, acontece durante todo o mês de Junho, e fomenta a valorização da pessoa idosa como medida essencial para a construção de uma conjuntura que, ao garantir os direitos de igualdade postulados constitucionalmente, também oportuniza a riqueza própria à existência humana na variedade de suas instâncias, inclusive etárias, que muito tem a partilhar e comunicar coletivamente.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias