Home / Cotidiano

COTIDIANO

Televisão: O meio de comunicação mais influente do mundo

A criação da televisão alavancou a comunicação no século XX, tornando crescente o processo de transmissão de informações. Mesmo depois de tantos anos do seu lançamento, continua sendo o meio de comunicação mais influente do mundo. Em 11 de agosto é comemorado o Dia da Televisão, aparelho que está presente nas maiorias das casas trazendo informações, diversidades, entretenimento, opiniões e mais.

Os primeiros desenvolvimentos da televisão ocorreram em 1920 pelo escocês John Baird que desenvolveu a tecnologia básica e obteve êxito com a nitidez de imagens e sons. Em 1950, no Brasil, o empresário Assis Chateaubriand foi o responsável pela difusão criando a primeira emissora brasileira, a TV Tupi.

Em pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os aparelhos televisivos estão presentes em 96,3% de todos os domicílios pesquisados. Para chegar até os dias atuais os aparelhos passaram por diversas mudanças, conheça os principais tipos e entenda como suas imagens são formadas.

Evolução da Televisão

TV de tubo: transmissões do preto e branco ao colorido, esse modelo foi o que mais durou nas residências ao redor do mundo, e até os dias atuais ainda encontra seu espaço. A TV CRT (Cathode ray tube – Tubo de raios catódicos) era grande e pesada e oferecia uma imagem sem muita definição.

TV LCD: as telas de LCD (liquid crystal display – Display de cristal líquido) surgiram no início da década de 90 com a oferta de melhores imagens e aparelhos mais leves. Assim, por serem mais leves, era notório uma grande perda de definição, principalmente em imagens em movimento.

TV de plasma: eram bem mais pesadas, mas resolviam a questão da falta de definição dos citados anteriormente, um brilho maior às imagens, além de melhor contraste e cores bem vivas. Essa tecnologia apresentava, no entanto, dois defeitos: alto consumo de energia e pouca durabilidade.

TV de LED: o coletivo de inúmeras lâmpadas de LED forma a imagem vista na televisão. A vantagem desse tipo de TV é a redução significativa do gasto de energia e maior durabilidade do produto. A questão do design também é algo para se comentar, pois favorece a decoração do ambiente com uma TV fina e leve.

Smart TV: incorporaram mais tecnologias para oferecer conforto e praticidade a seus proprietários. O principal dessa televisão é a conexão com a internet e acesso a serviços de streaming com fácil acesso pelo controle remoto.

Com o avanço da tecnologia podemos esperar bem mais dos futuros aparelhos televisivos. Com isso, substituição dos televisores por ecrãs de computador é uma tendência em curso, em suposição a televisão se reinventará no modo de consumo 2.0, ou seja, mais pessoal, mais interativo e mais multimídia.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias