Secretaria de Saúde de Luziânia monitora cães com suspeita de leishmaniose
Redação DM
Publicado em 3 de agosto de 2017 às 19:01 | Atualizado há 9 anos
Após casos confirmados de leishmaniose, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Luziânia começou, na manhã desta quinta-feira (03), o colhimento de amostras de sangue e o monitoramento de cães da zona rural para identificação de possíveis hospedeiros.
De acordo com o secretário Watherson Roriz de Oliveira, em entrevista ao G1, seis casos foram notificados este ano, dos quais dois foram confirmados.
A região com casos confirmados foi entre os rios São Bartolomeu e Saia Velha. Oliveira afirmou que a situação não pode ser considerada um surto e a SMS está tomando as devidas providências para evitar uma proliferação.
Doença
A Leishmaniose é uma doença grave que pode ser transmitida para os seres humanos. Ela é transmitida através da picada do mosquito Palha. Após ter picado um cão contaminado, o mosquito carrega o parasita, transmitindo-o para seres humanos e para outros animais.
Caso a leishmaniose não seja tratada, as mortes acontecem em até 90% dos casos.