Home / Cotidiano

COTIDIANO

Trindade recebe lançamento de instituto voltado para iniciação profissional de jovens, na terça

Capitaneada pelo Grupo Soares, a instituição privada oferecerá cursos gratuitos de qualificação na área de construção civil

Imagem ilustrativa da imagem Trindade recebe lançamento de instituto voltado para iniciação profissional de jovens, na terça

Um em cada cinco jovens não estuda nem trabalha no Brasil de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua divulgada em 2022. No País, são 49,0 milhões de pessoas de 15 a 29 anos de idade. Dentre essas pessoas, 20,0% não estavam ocupadas nem estudando.

Por acreditar na importância da profissionalização para mudar esta estatística, o Grupo Soares idealizou o Instituto Elon Soares. Com sede em Trindade, a organização terá como objetivo principal oferecer apoio aos jovens com a promoção de atividades gratuitas, como cursos de iniciação profissional para atender às principais demandas do mercado de trabalho, principalmente na área de construção civil, que é um dos braços da atuação empresarial do grupo.

A pedra fundamental será lançada nesta terça-feira, 27 de fevereiro, a partir de 17h, no local onde será construída a sede do instituto, em uma solenidade com presença dos executivos e fundadores do Grupo Soares e autoridades convidadas.

A iniciativa de se desenvolver um instituto é um desejo do fundador do Grupo Soares, Elon Soares. Aos 85 anos gozando de saúde e depois de trilhar uma jornada empresarial bem sucedida, ele conta que ainda tem sonhos, sendo um deles ajudar jovens que precisam de apoio para novos empreendedores surjam na sociedade, independente de sua condição social.

“Venho de um tempo em que não existia esse apoio e sei o quanto ele faz falta. Por isso, queremos, por meio desta iniciativa, acender nos jovens a autoconfiança, esperança e o entusiasmo para a realização de projetos empreendedores”, declara o empresário.

Sua própria história é um estímulo para despertar nos jovens esta mentalidade. Natural de Ipameri, sudeste de Goiás, o empresário veio de um berço humilde. Seu pai era pedreiro e mãe, costureira. Depois de uma jornada de anos de trabalho, tornou-se fundador de uma das maiores holdings empresariais do estado, que recentemente completou 57 anos de existência e atualmente é formada por empresas que atuam nos segmentos de incorporação imobiliária, tecnologia, agronegócio, além da rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares, presente em 16 cidades goianas.

Elon Soares explica que a escolha da cidade de Trindade para receber a sede do instituto se dá por sua forte ligação com o município, onde o empresário possui diversos empreendimentos e investimentos e por ser o lugar que abriga a tradição da romaria ao Divino Pai Eterno, de quem é devoto. “Trindade é uma das cidades que mais cresce na região metropolitana. Sua população, em especial os mais jovens, precisam desse apoio”, afirma.

Tânia Soares, um dos cinco filhos do patriarca do Grupo Soares e atual integrante do Conselho de Administração e do Conselho de Família da holding, explica que inicialmente o Instituto Elon Soares será uma organização privada, sem vínculo político-partidário. Ele irá oferecer cursos de iniciação profissional gratuitos, para atender às principais demandas do mercado de trabalho, principalmente na área de construção civil, que é um dos braços da atuação empresarial do grupo.

Em uma outra fase de expansão das ações do instituto, será construído um ginásio para oferecer atividades esportivas para crianças e adolescentes. “A longo prazo, queremos ampliar nossas ações. Queremos deixar um legado para a sociedade goiana, que começará na região de Trindade”, ressalta.

De vendedor ambulante a fundador de um dos maiores grupos empresariais de Goiás

Elon iniciou suas atividades empreendedoras muito cedo, logo após completar 10 anos de idade, quando já havia se mudado com a família para Goiânia, vendendo balas na porta de um cinema no bairro de Campinas e numa banca colocada na porta da casa dos seus pais. Inquieto e com ampla visão, também vendeu lenha e artigos de armarinhos de porta em porta. Daí a pouco, já estava com uma banca na feira, vendendo cereais não perecíveis.

Incansável, começou a distribuir o maior jornal local na época, chegando a revender em toda a Capital. Após esse período, montou uma pequena agroindústria de criação, abate e distribuição de carne suína. Foi sua primeira sociedade com o seu irmão Odilon Soares.

Goiânia ficou pequena para os dois e com a construção de Brasília, eles compravam carnes bovina, suína e de aves e passaram a abastecer hotéis, restaurantes e órgãos públicos da nova cidade. Odilon cuidava das compras em Goiânia e Elon cuidava da distribuição. E logo veio a primeira loja física, resultado da parceria dos irmãos: um armazém de secos e molhados, na rua José Hermano, no bairro de Campinas, em Goiânia.

Sempre atentos a oportunidades, um certo dia, ao sair para comprar uma torneira para um conserto no armazém, os irmãos Odilon e Elon acabaram comprando a loja toda, a Ferragista São Tomé, na Avenida Bahia, em Campinas. E daí nasceu em 1966, a Irmãos Soares, hoje com 16 lojas concentradas principalmente no estado de Goiás, destacando-se como uma das maiores lojas de materiais de construção da região Centro-Oeste. A empresa se transformou numa holding que atua em vários segmentos e emprega atualmente mais de 500 pessoas em diversas cidades brasileiras.

“A partir desta história de muito trabalho e dedicação, nasceu uma marca de sucesso e muita credibilidade, que tentamos manter com o mesmo empenho e dedicação que eles tiveram. Com o instituto, desejamos que surjam novas histórias assim e isto é perfeitamente possível de acontecer se preparamos nossos jovens com a formação profissional necessária e despertar sua mentalidade para o empreendedorismo”, lembra Tânia. Sob a gestão da segunda geração, o Grupo Soares implantou mecanismos de governança corporativa para promover uma gestão profissional dos processos, o que inclui inclusive a preparação da terceira geração.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias