Home / Cotidiano

COTIDIANO

União Brasil lança movimento “Caiado presidente”, com participação popular em Goiás

Em encontro com cerca de oito mil pessoas, legenda reúne lideranças nacionais e goianas para apresentar nova fase e respaldar o projeto eleitoral

Ronaldo Caiado: “Vamos recolocar o Brasil no caminho da prosperidade, empregos e renda” Ronaldo Caiado: “Vamos recolocar o Brasil no caminho da prosperidade, empregos e renda”

O União Brasil (UB) realizou o primeiro grande encontro nacional, sábado, 15, no Atlanta Music Hall, em Goiânia, para reforçar pré-candidaturas a prefeito em todo país e também para reiterar que a legenda apoiará Ronaldo Caiado para presidente em 2026.

“O Brasil, se quiser aprender a governar, vem pra cá”, anunciou o governador goiano pouco antes de abrir o microfone para as lideranças presentes – dentre elas, estrelas da política nacional como os senadores Sergio Moro (PR) e professora Dorinha (TO), Antônio Rueda (presidente do UB), além de ACM Neto, ex-prefeito de Salvador e vice-presidente do partido. O encontro foi organizado pelo presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda.

Cerca de oito mil pessoas, 48 prefeitos e representantes de 230 municípios goianos participaram do encontrão que reuniu centenas de prefeitos, senadores, vereadores, deputados estaduais e federais. O partido terá quase 150 candidatos a prefeitos em Goiás.

A multidão composta por caravanas de Goiás e do país gritava “Caiado, presidente!”. Muitos criaram camisetas artesanais com a imagem de Caiado e mensagens de que o Brasil precisa dar um basta ao crime organizado e melhorar a Segurança Pública – uma das bandeiras de Ronaldo. “Muito obrigado ao União Brasil por discutir os rumos do país e confiar a Goiás o primeiro grande encontro deste partido”, disse Caiado, ovacionado pela militância.

O evento dedicou espaço para discursos sobre as pré-candidaturas nos municípios, críticas ao governo do PT e defesa do nome de Caiado para presidente. De olho na Prefeitura de Goiânia, o ex-deputado federal Sandro Mabel disse que a Capital tem nove mil crianças fora de creches e prometeu que “nenhuma” delas deixará de ser atendida, caso ganhe a eleição de outubro. Após anunciar a proposta, Mabel olhou para a primeira dama de Goiás, Gracinha Caiado, e pediu ajuda. Vereadores e prefeitos – através de representantes – também se manifestaram no encontrão do UB.

“Caiado é o governador que mudou Goiás na área de segurança. Quero trazer o cumprimento especial da União dos Vereadores do Brasil”, disse Chiquinho, presidente da UVB. Representando os prefeitos, Marden Jr, gestor de Trindade, disse que Caiado não discrimina os prefeitos, sejam eles do seu partido ou da oposição. “Teremos um goiano presidente da República. E peço ao Divino Pai Eterno para que dê sabedoria aos prefeitos que vão governar o Brasil. Estamos juntos: Caiado, presidente da República!”.

Defesa de Caiado

Os deputados também fizeram a defesa do governador de Goiás. Deputado federal José Nelto, por exemplo, anunciou filiação ao partido do governador, reforçando nacionalmente a legenda para a disputa de 2026. Lançou até slogan: “Para um Brasil sorridente, Caiado presidente!”.

“Estarei assinando a minha ficha para trabalhar dobrado para nosso governador da segurança pública, da segurança jurídica, da saúde, para que ele seja presidente. Mudamos Goiás há oito anos. E agora vamos mudar o Brasil”, disse Nelto.

Zacharias Calil e Silviê Alves, também do UB, disseram, respectivamente, que Caiado era também “governador da Saúde” e que – ao lado de Gracinha – realiza amplo movimento para reduzir a violência contra a mulher. Presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto e deputados estaduais presentes, como Lincoln Tejota e Talles Barreto, endossaram o apoio dos federais e reforçaram que a grande disputa ocorrerá em outubro, quando o UB terá o desafio de eleger a maior quantidade de prefeitos - o que só reforçará o projeto da legenda em apresentar Caiado nas cidades de todo país.

Governo social

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, reiterou o bom desempenho e mudanças estruturais em áreas de atendimento à população. “Tenho um compromisso na minha vida, o que se fala em palanque tem que ser cumprido. Agora, com alergia, digo que Goiás é outro. Aqui é o estado onde a lei prevalece”, afirmou ao lembrar que o desafio é levar oportunidades a todos os brasileiros. “Não queremos um Brasil de brigas e desunião. Ronaldo vai fazer a diferença”, defendeu.

“Brasil mais seguro”

Ao falar aos colegas de legenda, Caiado emfatizou a importância da construção de um Brasil mais seguro, justo e digno. “Nós temos condições sim de, como pré-candidato do UB, mostrar que o Brasil tem jeito e pode desenvolver”, afirmou Caiado. “Eu nunca desonrei um voto de um goiano na minha história de vida. Governamos para todos com responsabilidade e respeito”, frisou ao citar os resultados da gestão estadual.

Caiado expressou ainda gratidão pelo gesto da cúpula do partido em trazer o evento para terras goianas. “Esse grande encontro é o ponta pé para mostrar a força do partido”, acrescentou. Entre falas e posicionamentos durante o encontro, maior já realizado pela legenda, a viabilidade do nome do governador de Goiás para as eleições presidenciais em 2026 foi consolidada.

Gracinha Caiado é aclamada para disputa ao Senado Federal

O trabalho da primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, foi destacado por lideranças durante evento do União Brasil e seu nome foi aclamado para disputa ao Senado.

À frente das ações sociais, Gracinha se destaca pelo trabalho junto às pessoas vulneráveis, com resultado direto na transformação da realidade de inúmeras famílias goianas. “Tenho um compromisso na minha vida, o que se fala em palanque tem que ser cumprido”, ressaltou ao citar que o partido é comprometido com a área.

“Goiás é o estado que rompeu o ciclo da pobreza, onde o PIB é o dobro da média nacional”, enfatizou Gracinha ao citar os investimentos executados na área que alcançam a ordem de R$ 3 bilhões. Após a posse da nova direção, o União Brasil promoveu o primeiro encontro nacional com foco nos próximos pleitos eleitorais e reuniu 6 mil participantes, com a presença de 148 prefeitos e representantes de 230 municípios goianos.

“Os baianos terão a alegria de fazer uma senadora por Goiás, uma mulher maravilhosa”, afirmou o vice-presidente do partido e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que citou que Gracinha é natural de Feira de Santana, na Bahia. Para ele, esse é o momento de lutar por um Brasil melhor. “A gente não aguenta mais as desigualdades, a pobreza e falta de oportunidades. A gente não aguenta um país que deixa os seus filhos em segundo plano. Eu sei que não estamos em 2026, mas hoje venho a Goiás como quem sonha que esse país seja diferente”, afirmou.

Senador pelo Paraná, Sérgio Moro enfatizou que o partido tem nomes fortes para as próximas disputas eleitorais e que a candidatura de Gracinha Caiado ao Parlamento é uma das mais sólidas no estado. “O União Brasil está apresentando um consórcio de grandes lideranças. Temos a futura senadora por Goiás que é Gracinha”, enfatizou. A senadora tocantinense, professora Dorinha, frisou que os programas sociais goianos são exemplos para o Brasil. “Estivemos aqui para conhecer os trabalhos que vocês realizam em Goiás, cuidando de gente, cuidando das crianças, das mulheres”, reconheceu.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias