Cultura

Festival de Goyaz: a população se une e o cinema fica

O Festival está programado para acontecer de 05 a 08 de setembro e nasceu diante da necessidade de assegurar a continuidade e preservar os legados do FICA

diario da manha
Foto: reprodução

O povo goiano se une a favor da cultura. A prova surgiu no cerne do coração vilaboense e chama-se Festival de Goyaz, ou, Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás, que nasceu em 17 de julho desse ano, diante da necessidade de assegurar a continuidade e preservar os legados do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA) que acontece na Cidade de Goiás desde 1999, mas atualmente encontra-se com sua continuidade ameaçada.

Em uma reunião entre a Prefeitura de Goiás, associações, entidades, ambientalistas e cineastas, ficou definida a realização do Festival de Goyaz. É precípuo enfatizar que a iniciativa é um marco histórico para os movimentos culturais e ambientais em Goiás e no Brasil. Tendo em vista que, o Festival propõe não apenas preencher lacunas, mas transformar um evento promovido até então pelo Governo em um movimento da sociedade em prol do cinema, da cultura e do meio ambiente.

O Festival Goyaz promove uma mesa sobre cinema

O festival independente está programado para acontecer de 05 a 08 de setembro de 2019 e contemplará em sua programação a realização de mostras de cinema, palestras, rodas de conversas, shows musicais, apresentações culturais, lançamentos de livros, práticas gastronômicas, entre outras atividades.

Além disso, o evento ainda conta com a estruturação de uma mesa de cinema com a temática “FICA – O legado, Desafios e Perspectivas para 2020”. O Festival de Goyaz homenageará nesta edição de lançamento o cinema goiano e dois importantes nomes que tiveram participação relevante na concepção e concretização do FICA, e que são inspiração para continuidade do legado através do Festival de Cinema e Ambiente da Cidade de Goiás – Jaime Sautchuk e Washington Novaes.

Ademais, especialmente nesta edição, o Festival de Goyaz de 2019, será realizado de forma integrada com o XIV Festival de Gastronomia da Cidade de Goiás (ARPHOS) e com o Palco UFG.

Ressalta-se que, na última sexta-feira (9/8), a Secretaria Estadual de Cultura (Secult Goiás) chegou a receber representantes do grupo independente da antiga capital para reunião sobre o assunto. Outrossim, o Estado ainda não se manifestou sobre a realização oficial do FICA em 2019, mantendo a população sem respostas. Diante disso, o apego a iniciativa do Festival Goyaz torna-se mais próxima e palpável.

Mais informações sobre o Festival podem ser conferidas pelo Instagram

Comentários

Mais de Cultura

26 de junho de 2019 as 14:42

Sol em Câncer e a cura emocional

14 de junho de 2019 as 19:24

GIRO PELA FIEG

12 de junho de 2019 as 08:50

Quíron, o segredo da cura

11 de junho de 2019 as 08:36

Questão Social: Um breve olhar

7 de junho de 2019 as 08:46

Astrologia; seja bem-vindo, junho!

30 de maio de 2019 as 08:46

Alego promove seminário de Turismo

28 de maio de 2019 as 09:17

Festa junina no Goiânia 2

16 de maio de 2019 as 11:29

Vênus entra em Touro