Home / Cultura

CULTURA

O jovem inserido no mercado de trabalho no pós pandemia

Também conhecido como dia internacional dos Jovem trabalhador, no dia 24 de abril esta data celebra uma das fases da vida humana de maiores descobertas, experiências e aventuras: A juventude. Durante está fase tudo parece possível! Os jovens têm a possibilidade de escolher o rumo que quiserem para as suas vidas. E de quebra este é o momento aonde todos sentam e pensam o que vou escolher fazer no meu futuro? Por onde começo?

Trabalhar é uma das primeiras cobranças que os jovens sofrem no começo de sua jornada. Após dois anos da chegada do coronavírus no país, jovens e recém-formados ainda encontram grande dificuldade para entrar no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa Juventudes e a Pandemia do coronavírus, feita pelo Conselho Nacional da Juventude (CONJUVE), quase 30% dos 21mil jovens que estudam e responderam à pesquisa já pensaram em abandonar a escola ou a faculdade durante a pandemia.

No período da pandemia foi preciso se reorganizar e o empreendedorismo tomou conta no meio dos jovens. A estudante, Maria Clara, decidiu fazer de seu hobby na pandemia uma forma de ganhar dinheiro e ajudar seu pai. Decidiu investir em cursos online e começou a empreender no ramo de mídias sócias, trabalhando como social media para organizações.

"No começo, eu fazia algumas artes para redes sócias para algumas empresas, mas não era um trabalho. Na pandemia investi em cursos online e hoje trabalho como social media para duas empresas e consegui ajudar meu pai durante a pandemia", afirmou Maria.

Contratar um jovem inexperiente é fazer um investimento para o futuro do próprio negócio, uma vez que os estudantes chegam aos locais de trabalho com uma mentalidade diversa, ávidos por trabalhar, se engajando com a equipe e sendo capaz de contribuir para oxigenar as ideias e processos da organização. A empresaria Laurice Xavier, dona da empresa Meta Limpeza e Conservação, afirma que em sua empresa ela sempre faz questão de contratar jovens estudantes e estagiários.

"Todos merecem um começo, uma chance e eu faço questão de sempre contratar jovens para trabalhar na Meta. Mesmo durante a pandemia continuamos com os jovens trabalhadores em home office para ajudar e motiva-los a não desistir dos estudos e correr atrás dos sonhos deles ”, Declarou.

Já para o microempreendedor, Italo Henrique de 24 anos, viu durante a pandemia uma oportunidade de abrir sua tão sonhada loja online de roupas. Ele foi mandado embora do emprego e a crise fez com ele saísse da sua zona de conforto, assim ele pegou seu acerto do emprego e abriu um novo negócio. “No começo fique com medo de abrir a loja, mas precisei me arriscar e como perdi o emprego durante a pandemia me vi sem saída.”

O objetivo de comemorar o dia internacional do jovem trabalhador é ressaltar a importância dos jovens no mundo do trabalho, e romper os preconceitos sobre a contratação de pessoas que não tem experiência. A população jovem é a mais afetada pelo desemprego, e para mudar este cenário é fundamental que os empregadores entendam que a juventude tem muito para acrescentar quando possuem uma chance para demonstrar seus conhecimentos.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias