Home / DMAutos

DMAUTOS

Volkswagen e Moto Honda retomam produção com prevenção ao coronavírus

Volkswagen e Moto Honda retomam suas atividades nesta semana. As duas marcas estão com a produção paralisada por conta da pandemia provocada pelo coronavírus. A fabricante alemã volta a produzir na próxima terça-feira, dia 26 de maio, enquanto a japonesa nessa segunda-feira, dia 25.

Na Volkswagen os trabalhos serão retomados com a produção de motores em sua fábrica localizada em São Carlos (SP), na terça-feira. As unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no Estado de São Paulo, retornam às atividades de forma parcial, com algumas áreas produtivas nesta data.

Volkswagen e Moto Honda: Todas as atividades da VW serão retomadas totalmente no dia 1º de junho

O restante das atividades da Volkswagen serão retomadas de forma completa no dia 1º de junho. A unidade de São José dos Pinhais (PR) foi a primeira da Volkswagen do país a retomar a produção no último dia 18 de maio.

A Moto Honda da Amazônia, por sua vez, confirma a retomada gradual das atividades produtivas de sua unidade fabril, em Manaus (AM), nessa segunda-feira. As linhas de produção da marca serão reativadas gradualmente, no início com ritmo reduzido, para adaptação aos novos protocolos de saúde e segurança.

Volkswagen e Moto Honda

A Volkswagen do Brasil retoma primeiro a produção de motores em sua fábrica de São Carlos, no interior de São Paulo. Depois será a vez das unidades de São Bernardo do Campo e Taubaté.

Volkswagen

A retomada na unidade de São Carlos, responsável pela produção dos motores da família EA211 nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, e também do consagrado motor EA111 1.6l, será com todas as áreas produtivas atuantes. Acontecerá de forma gradual, inicialmente com dois turnos.

"Estamos priorizando neste primeiro momento o abastecimento para os mercados externos, como a exportação dos motores 1.4 TSI para o México, bem como a produção de motores para nossa unidade em São José dos Pinhais", explica Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen para a América Latina.

A prioridade para o retorno nas fábricas continua sendo a saúde e segurança dos empregados. Assim como em São José dos Pinhais, medidas de higiene e segurança foram intensificadas e adotadas com base nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha. A equipe administrativa continuará realizando suas atividades de forma remota.

Regras e medidas

A empresa estabeleceu mais de 80 regras e medidas, inclusas em uma cartilha digital de forma clara e didática, para serem seguidas por todos os empregados no regresso às atividades:

• Distanciamento de 1,5 m entre as pessoas,

• Todas as instalações estão preparadas com sinalização e orientações de segurança e higiene, tais como limitadores de distância nas portarias de entrada e coletoras de ponto;

• Obrigatório o uso de máscaras nas dependências das fábricas para cobrir a boca e o nariz - para isso, a VW providenciou 67 mil máscaras de tecido do projeto Costurando o Futuro;

• Limpeza periódica das dependências das fábricas e escritórios e reforço na desinfecção dos ambientes;

• Medição de temperatura dos empregados antes de ingressar no ônibus fretado e na fábrica;

• Aumento do número de ônibus fretado para garantir o distanciamento das pessoas;

• Nos refeitórios uso de luvas para servir-se e demarcação de assentos;

• Postos avançados de atendimento médico dentro das fábricas - 3 em São José dos Pinhais, 6 na Anchieta (SBC), 3 em Taubaté e 1 em São Carlos para orientação, triagem e atendimento mais rápido de todos;

• Orientações e melhores práticas compartilhadas com fornecedores - em função dos componentes e peças da cadeia produtiva - e rede de concessionárias, com distribuição de cartilhas e treinamentos virtuais.

Moto Honda e Volkswagen

Na Moto Honda o retorno dos colaboradores às atividades na unidade segue cronograma de retomada da operação, encerrando antecipadamente o período de suspensão temporária do contrato de trabalho. Os colaboradores cujas atividades permitirem atuação à distância permanecem em regime de home office.

Honda

Os novos protocolos de saúde e segurança foram estabelecidos tendo como referência as práticas adotadas globalmente pela marca. Serão 27 protocolos que detalham cerca de 200 medidas em toda a jornada do colaborador desde o momento em que sai de sua residência, no ônibus fretado, até o retorno.

Estão previstas avaliação de saúde com medição de temperatura no acesso à fábrica; horários diferenciados e intercalados para evitar aglomerações; reorganização de espaços, limitação do número de pessoas e adoção de critérios de distanciamento mínimo em locais como ônibus fretados, linhas de produção, refeitórios e salas de reunião; novos critérios de higienização, limpeza e sanitização bem como a adoção de máscaras.

Prevenção

Além disso, o treinamento e orientação às equipes será intensificado a fim de conscientizar os colaboradores sobre cuidados e métodos de prevenção, bem como apoiar a adaptação aos novos procedimentos. O departamento de serviço médico está preparado para o acompanhamento e orientação durante todo o processo.

A Honda está, a cada momento, revisando as contramedidas em resposta aos desafios impostos pelo avanço do Covid-19, priorizando a segurança e saúde das pessoas, a conformidade às diretrizes governamentais para conter o avanço da pandemia e a sustentabilidade dos negócios.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias