O novo Peugeot 3008 2022 foi lançado pelo Grupo Stellantis, detentor das marcas Peugeot, Fiat, Jeep, Ram, Citroen e Mopar. O modelo desembarca no mercado brasileiro nas versões Griffe e GT Pack, com preços, respectivamente, de R$ 229.990 e R$ 249.990.
Elegante, o Peugeot 3008 traz novo visual. A dianteira foi redesenhada, conta com lanternas traseiras Full LED, novas cores de carroceria e uma opção exclusiva para a versão GT Pack, o “Black Pack.
Dotado de tecnologias inteligentes, o novo Peugeot 3008 2022 oferece ajuda à condução de última geração. O 3008 2022 se destaca também pelo novo Peugeot i-Cockpit® 2.0 equipado com um novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a GT Pack e de 8” para a versão Griffe.
Design
Na frente, uma nova grade Frameless, sem moldura, consolida o estilo cada vez mais suntuoso, ao mesmo tempo em que mantém a fluidez das linhas. Em um novo efeito de design, suas aletas se prolongam sob os faróis, realizando a fusão de todos os elementos. Finalmente, o emblema do modelo agora está orgulhosamente posicionado à frente do capô.
Para acentuar a esportividade, aberturas laterais em preto brilhante e uma placa de proteção inferior integram o para-choque a partir do primeiro nível de acabamento. No GT Pack, uma grade específica evidencia a subida de gama estilística das versões.
Os faróis dianteiros também foram redesenhados para acentuar a agressividade e romper ainda mais com os códigos em vigor. Eles contam com tecnologia LED nos dois níveis de acabamento, com um prolongamento de DRL na forma de presa, e com a extremidade cromada.
Pegada diferente
No nível de acabamento da versão mais esportiva GT Pack, os faróis Full LED promovem uma pegada high-tech e diferenciada, graças à extensão da assinatura luminosa e à função de iluminação em curvas (EVS) que otimiza a visibilidade até 90 km/h.
Os faróis de neblina foram substituídos pela função “Foggy Mode” integrada aos faróis Full LED, que acende os faróis de luz baixa com intensidade reduzida quando as luzes de neblina traseiras são acionadas.
Na traseira, as novas lanternas adotam a tecnologia Full LED (inclusive para a luz de ré), exibindo garras 3D que tornam a assinatura luminosa mais incisiva.
As setas de direção são do tipo “scrolling”, enquanto as lanternas são recobertas com acabamento em black piano, que se estende por toda a largura da tampa do porta-malas de ambos os lados do veículo, aumentando visualmente a largura da traseira.
O Peugeot 3008 é oferecido nas cores Azul Vertigo (GT Pack), Branco Nacré (Griffe), Cinza Artanse (Griffe), Cinza Platinium (Griffe), Preto Perla Nera (Griffe), Vermelho Ultimate (GT Pack)
No novo 3008, o Peugeot i-Cockpit® 2.0 evolui. O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganha um bloco de mostradores digitais com tecnologia “Normally Black”, acabamento de alta qualidade e leitura aprimorada com contrastes superiores.
A nova central multimídia com tela tátil de 10” e alta definição, por sua vez, é acompanhada por sete elegantes teclas “toggles switches”.
As teclas permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta.
Novo Peugeot 3008 2022: Modos de condução
As versões Griffe e GT Pack vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal, Sport e Eco.Os novos estofados e acabamentos contribuem para a percepção de qualidade e a atratividade do habitáculo. São eles:
▪ Novo revestimento de couro Alcantara® Preto Mistral no GT Pack;
▪ Novo revestimento de couro preto com pespontos Tramontane na versão Griffe;
▪ Novo retrovisor interno “Frameless” na versão GT Pack.
Tecnologias inteligentes
No novo Peugeot 3008 o sistema Peugeot Drivers Assist Plus, que se traduz em “auxílios à condução“, também evoluiu e passa a ser de última geração, complementando a oferta de tecnologias embarcadas:
▪ Piloto automático adaptativo e inteligente Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus;
▪ Correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus;▪ Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão;
▪ Leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas (pare, contramão, ultrapassagem proibida, etc.).
Ajuda à condução
Além disso tudo, o modelo oferece, ainda, como ajuda à
condução e conforto os seguintes equipamentos:
▪ Visiopark 1 com câmera traseira em 180°;
▪ Visiopark 2 com câmeras dianteira e traseira em 360°;
▪ Peugeot Park Assist, assistência ativa ao estacionamento em vagas paralelas
ou transversais;
▪ Alerta de atenção do condutor, para monitorar a vigilância do condutor em
trajetos longos e a velocidades superiores a 65 km/h, por meio da análise da
trajetória em relação às marcações de solo;
▪ Assistência de farol alto, com comutação automática de faróis altos/baixos;
▪ Sistema ativo de vigilância de ponto cego (com correção de trajetória).
Função disponível entre 12 e 140 km/h;
▪ Tampa do porta-malas com acionamento automático (mãos livres);
▪ Teto solar panorâmico;
▪ Bancos massageadores multipontos na versão GT Pack;
▪ Freio de estacionamento elétrico.
Os smartphones também se integram perfeitamente ao novo Peugeot 3008 2022. As informações são exibidas na central multimídia graças à compatibilidade com o sistema MirrorScreen que inclui os protocolos de conexão Apple CarPlay™ e Android Auto™.
Para a recarga de seus aparelhos, na parte dianteira do console central há a tecnologia de recarga sem fio, por indução, além da entrada USB. Na parte traseira, duas novas portas USB complementam as possibilidades de recarga.
Para o conforto sonoro dos ocupantes, pode ser equipado com o sofisticado sistema Hifi premium de 515 Watts da Focal®, marca francesa de áudio de alta-fidelidade. As grades dos alto-falantes (tweeters e saída central) ganham um novo acabamento na tonalidade Bronze Belém.
Motor
O motor que equipa o Peugeot 3008 é o 1.6 THP de 165 cv. Seu torque de 24,5 kgfm surge a a 1.400 rpm. Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas traz o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters).
Com três modos de condução, Normal, Eco e Esportivo, o novo 3008 consegue transitar entre a esportividade, economia e conforto. O balanço entre boa potência, torque e carroceria resulta em números baixo de consumo.
Plataforma de compras
Vale ainda destacar que o novo Peugeot 3008 também dará acesso à plataforma de compras Cart, que a Stellantis vai estrear em breve, no início do próximo semestre.
Por meio de um aplicativo compatível com a central multimídia do carro e com uma solução de pagamento segura e integrada, será possível usufruir de produtos e serviços de várias marcas, sem sair do caminho.
Um dos exemplos de parceria do Cart é com a ConectCar, pela qual os usuários terão uma experiência mais interativa ao passar por pedágios e estacionamentos.
O aplicativo permitirá solicitar uma etiqueta (tag) para receber em casa ou qualquer outro endereço. Com ela, o cliente poderá ativar o serviço e habilitar o pagamento automático.
Além de condições especiais e da conveniência de não precisar parar na cancela para pegar o bilhete e passar pelo guichê para efetuar o pagamento, o usuário vai acompanhar as notificações de pagamentos, as transações recentes e realizar a busca por estabelecimentos credenciados mais próximos pela central multimídia do novo 3008.