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Chevrolet Silverado totalmente elétrica é apresentada nos EUA

Com autonomia de 640 km, a picape EV da GM rende 673 cv de potência e 107,8 kgfm de torque.

diario da manha

Com números de potência, torque e autonomia que chegam a surpreender, a picape totalmente elétrica Silverado EV é apresentada nos Estados Unidos. A novidade da General Motors foi mostrada como a reinvenção da picape Chevrolet de maior sucesso da marca naquele mercado.

Contudo, sua chegada ao mercado norte-americano está prevista somente para o próximo ano, embora já possa ser reservada. Será produzida na Factory Zero da GM, Detroit-Hamtramck Assembly Center, uma instalação de quase 40 anos adaptada e refeita com um investimento de US 2,2 bilhões dedicado à produção de EV nos Estados Unidos.

A variante totalmente elétrica da picape mais vendida da marca foi revelada por inteiro. A primeira picape elétrica desenvolvida pela Chevrolet será a principal rival da F-150 Lightning em um segmento que promete ser um dos mais competitivos no mercado de veículos elétricos.

Potência e torque

A Chevrolet Silverado elétrica tem motor com mais de 673 cavalos de potência e torque passa de 107,8 kgfm na versão mais potente. Com esse conjunto propulsor elétrico, a Silverado EV acelera de 0 a 100 km/h em menos de 4,5 segundos e tem autonomia estimada de até 640 km com uma carga completa.

Outras características da picape elétrica da General Motors são o carregamento rápido DC de até 350kW, até 10,2 kW de potência para fornecimento externo de carga e capacidade de reboque de 4.535 kg com 590 kg de carga útil.

A Silverado EV foi desenvolvida desde o início para ser uma picape totalmente elétrica utilizando a avançada plataforma Ultium da GM. No primeiro momento, estará disponível em duas versões, a RST First Edition e a WT, voltada para frotistas. Ambas já virão equipadas com um abrangente pacote de tecnologias de segurança.

Na versão RST First Edition os principais destaques são a tração nas quatro rodas, suspensão a ar automática adaptativa e o sistema Multi-Flex Midgate. Este em a função de expandir a área de carga ao permitir conectar a caçamba com a cabine, com o rebatimento também dos bancos traseiros.

Destaques

Outros destaques são a tampa traseira Multi-Flex com mecanismo elétrico, multimídia com tela de 17 polegadas, painel digital configurável com tela de 11 polegadas e uma tela auxiliar para o motorista tipo head-up display com mais de 14 polegadas.

A versão conta ainda com o Super Cruise. Trata-se da primeira tecnologia de assistência de direção autônoma. Ela permite que os motoristas viajem nesta condição por mais de 320.000 km de estradas compatíveis nos EUA e Canadá

A versão WT (Work Truck) da Silverado EV, por sua vez, será lançada primeiro para frotistas. Um de suas principais características será a oferta de capacidade para atender às necessidades de empresas que focam em sustentabilidade em suas operações logísticas.

A Silverado EV WT oferecerá quase 520 cv de potência e 60 kgfm de torque, além de mais de capacidade de reboque superior a 3.600 kg e 544 kg de capacidade de carga. A Chevrolet prepara ainda uma outra versão com mais do que o dobro desta capacidade.

Propulsão Plataforma Ultium

A Silverado EV conta com todo potencial da Plataforma Ultium, que é a base da estratégia da nova geração de veículos elétricos da GM e o impulsionador da visão da empresa para um futuro com zero emissão.

A nova arquitetura da picape utiliza o conjunto de baterias Ultium de 24 módulos como como parte da sua estrutura, permitindo uma autonomia impressionante.

Esta estrutura entrega tudo aquilo que os clientes da Silverado esperam de uma picape desta categoria em relação a resistência, durabilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que oferece conforto e uma excelente dirigibilidade tanto na estrada quanto no uso off-road.

Além disso, o chassi é projetado com suspensões dianteira e traseira independentes. As rodas são de 24 polegadas na versão RST e são impulsionadas por motores na parte dianteira e traseira que compõem o sistema e4WD. A suspensão a ar automática adaptativa permite que o veículo seja levantado ou abaixado em até 50 mm.

A capacidade de esterçamento das quatro rodas ajuda a reduzir o raio de giro em manobra em estacionamentos. Além disso, melhora a dinâmica veicular em velocidades mais altas, especialmente em situações de reboque. Na versão RST existe ainda um sistema avançado para esta finalidade.

Chevrolet Silverado EV

Tanto as versões RST quanto WT são compatíveis com sistemas de carregamento rápido de até 350 kW, permitindo ampliar a autonomia em 160 km em 10 minutos, de acordo com estimativas da GM.

A Silverado EV traz ainda com um equipamento que permite usar a energia de suas baterias para alimentar até 10 equipamentos eletrônicos ou até mesmo para fornecer energia para uma residência em caso de emergência, por exemplo, num total de 10,2 kW. Esta tecnologia também permite carregar outro veículo EV.

Os proprietários da Silverado RST têm disponível o carregador Ultium Charge 360. Ele é projetado para simplificar a experiência de uso do veículo, além de acesso a mais de 100.000 pontos de carregamento públicos disponíveis nos EUA e no Canadá.

Os usuários da Silverado WT têm disponível o modelo de carregador Ultium Charge 360 ​​Fleet Service. Esse carregador oferece uma das soluções de cobrança mais abrangentes do setor voltada para empresas

Desempenho e funcionalidade

Por dentro e por fora, as duas versões da Silverado EV foram projetadas para oferecer total flexibilidade. As proporções externas e a superfície refletem a capacidade da picape e o seu desempenho atlético.

O design frontal foi esculpido para direcionar o ar de forma eficiente para baixo na lateral da carroceria, reduzindo significativamente a resistência e a turbulência. Como resultado, estima-se que a Silverado EV WT tenha um dos menores coeficientes de resistência que qualquer picape do mesmo porte, esta aerodinâmica ajuda o veículo a atingir uma autonomia impressionante.

A Silverado EV será oferecida exclusivamente com cabine dupla, com um balanço dianteiro mais curto que dá ao veículo uma postura mais agressiva, mais espaço e melhor visibilidade. Isto também permitiu que a segunda fila de assentos pudesse ser deslocada para trás, o que significa mais conforto para os passageiros, independentemente de onde se sentem.

Os porta-objetos ajustáveis aproveitam ao máximo o espaço interno e oferecem soluções funcionais para uma variedade de necessidades do cliente.

Já o eTrunk, uma espécie de porta malas na parte dianteira do veículo. É capaz de acomodar uma mala grande ou mesmo ferramentas para quem vai utilizar a Silverado EV para trabalho.

O console modular da versão RST tem capacidade para pouco mais de 26 litros, o que significa que um cooler pode caber facilmente lá dentro. Esta versão de acabamento possui ainda teto panorâmico, que oferece ampla visibilidade, maior espaço para a cabeça e uma experiência incrível para os passageiros dianteiros e traseiros.

Tecnologias

A Silverado EV está equipada com as mais modernas a tecnologias, incluindo um sistema de software avançado que permite atualizações ao longo do tempo. Quando um motorista se aproxima do RST com um smartphone ou chaveiro habilitado, uma projeção de luz o saúda.

Ao entrar no veículo, uma animação 3D de boas-vindas aparece na grande tela de infotainment6 de LCD de 17 polegadas, que pode ser pareada com o painel de instrumentos de 11 polegadas.

Além disso, há uma espécie de head-up display para o motorista com tela de mais de 14 polegadas. Por comando de voz é possível acionar a ignição, deixando as mãos livres para afivelar o cinto de segurança e logo partir.

Tudo isso só é possível devido a tecnologia Ultifi, uma nova plataforma de software baseada em Linux. Desenvolvido internamente na GM, ele separa o software do veículo do hardware para permitir atualizações rápidas e frequentes.

Isso dá aos motoristas a oportunidade de atualizar seus veículos ao longo do tempo, aprimorando os recursos e acessando os serviços em nuvem de maneira flexível e rápida.

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