Home / DMAutos

DMAUTOS

Chevrolet Spin: Minivan resiste ao tempo com versatilidade e praticidade

A Chevrolet Spin é uma boa opção para as famílias que apareciam viagens de lazer nos finais de semana. É ideal até mesmo para o uso em serviços de transporte de pessoas e bagagens.

A minivan pode ser encontrada nas versões LS, LT, LTZ, Premier e na aventureira Activ, com 5 e 7 lugares. O visual pode até ter alguns pontos que não agradam,  mas essa impressão muda por completo com sua praticidade e versatilidade.

Além do retorno da versão LTZ, agora com 5 assentos, e da nova opção LT com 7 assentos, a Spin 2023 apresenta mudanças visuais. Poucas, porém, significativas em relação ao ano anterior.

A Spin 2023 conta com novidades no acabamento interno do painel, bancos e revestimentos das portas. Todas as versões são equipadas com ar-condicionado, vidros elétricos e controle de velocidade de cruzeiro.

As versões com 5 assentos são um exagero no tamanho do porta-malas, que pode chegar a 710 litros, considerando somente o volume até a altura dos bancos, sem obstruir a área envidraçada. É o caso da versão intermediária LTZ, testada pelo DMAutos e que retorna à linha com a opção de 5 assentos, oferecendo bons atributos.

Resistência

 A minivan da Chevrolet só não resiste às mudanças em um mercado cujo segmento é cada vez mais escasso como também é o automóvel de sete lugares mais vendido na última década. Além disso, é a que oferece o maior porta-malas do segmento.

A linha 2023, lançada em abril última, passou por melhorias, ficando mais atrativa em acabamento e ganhando novas versões.

Apesar de ser um projeto antigo, com cerca de 10 anos de mercado, a Spin ainda mostra força em vendas. De janeiro a julho último a minivan registrou 7.798 unidades comercializadas em 2022, número bastante considerável. Apenas no mês de junho foram vendidas 1.539 unidades.

A primeira grande novidade da Chevrolet Spin 2023 é a oferta de uma configuração mais acessível da LT com sete assentos. Ela veio para atender principalmente quem trabalha com o transporte de passageiros e traz ampla e bastante e valorizada lista de equipamentos.

Dentre os itens de conforto, segurança e conectividade oferecidos pela Spin LT de 7 lugares estão o multimídia MyLink, direção com assistência elétrica, transmissão automática de 6 velocidades, assistente de partida em aclive, controle eletrônico de tração e estabilidade e rodas de alumínio 15 polegadas.

Teste: Chevrolet Spin

A versão intermediária LTZ retorna à gama com 5 lugares. Essa versão oferece acabamentos exclusivos e o compartimento de carga que chega a 710 litros. Como comparação, este espaço é cerca de duas vezes maior que SUVs de comprimento semelhante, o que permite levar até uma cadeira de rodas montada, apenas para citar um exemplo.

Todas as versões da Chevrolet Spin 2023 ganham nova opção de cor Cinza Graphite para a carroceria e mudanças de acabamento interno, como o painel, bancos e os revestimentos das portas em novos tons.

A versão Activ, com seu apelo aventureiro, muda também as cores do quadro de instrumentos, as costuras pespontadas que adornam bancos e volante e detalhe das rodas.

Já o modelo de luxo Premier troca toda a cobertura dos assentos e painéis de porta. No caso, troca a cor marrom por uma combinação de preto com azul escuro.

Outra vantagem comum em todas as versões da Spin é a boa sacada de ter a segunda fileira de bancos com mecanismo corrediço. Por ser montado sobre trilhos, a peça pode ser movimentada 50 milímetros para frente ou 60 milímetros para trás no intuito de redistribuir melhor os espaços conforme a necessidade do usuário.

Qualidades e vantagens

A Chevrolet Spin 2023, que já se destacava pela versatilidade e praticidade, deu mais um salto em qualidade e vantagens muito apreciadas pelas famílias.

O modelo passou por uma abrangente atualização, com evoluções no motor, transmissão, arquitetura eletrônica, sistemas de exaustão, indução e armazenamento e distribuição de combustível.

A linha 2023 do Spin trouxe ainda outras inovações. A minivan, modelo de ótima dirigibilidade, ampliou a gama de acessórios. Agora conta com sistema de partida do motor na chave por controle remoto e o sistema de acendimento automático dos faróis com sensor crepuscular.

A versão Activ, que possui uma pegada aventureira, conta com para-choques, grade frontal e retrovisores externos com detalhes em preto brilhante.

Além disso, a versão também traz rack de teto em forma de “U”, rodas de alumínio aro 16” com design exclusivo e faróis dianteiros com máscara negra e luzes DRL em LED.

Todas as versões da Spin estão equipadas com o motor 1.8 Econoflex e transmissão automática de 6 velocidades, com a opção de trocas de marchas manualmente. A opção de câmbio manual foi prometida no lançamento e está sendo aguardada com expectativa no mercado.

Consumo

O motor 1.8 da Spin rende 106 cv e 16,8 kgfm de torque, com gasolina, e 111 cv e 17,7 kgfm de torque, com etanol. A velocidade máxima é de 173 km/h nas versões LS e LT e de 168 km/l nas versões LTZ, Aciv e Premier).

A aceleração de 0 a 100 km/h é de 11,1 segundos nas versões LS e LT e de 12,0 nas versões LTZ, Activ e Premier.

A versão LTZ testada pelo DMAutos tem consumo de 7,1 km/, com etanol, e de 10,2 km/l, com gasolina, na cidade. Na estrada, o consumo é de 8,3, com etanol. E de 11,8 km/l, com gasolina. É o mesmo consumo, tanto na estrada como na cidade, para as demais versões LT, Premier e Active.

A versão de entrada LS, por sua vez, embora com o mesmo motor, mas um pouco mais leve por ter menos equipamentos, tem consumo um pouco diferenciado. Roda até 7,2 km/l, com etanol, e 10,6 km/l, com gasolina, na cidade. Na estrada, o consumo com etanol é de 8,9 km/l e de 12,8 com gasolina.

Versões e preços da Chevrolet Spin2023

Spin 1.8 Econoflex LS : R$ 103.650
Spin 1.8 Econoflex LT: R$ 110.360
Spin 1.8 Econoflex LTZ: R$ 111.860
Spin 1.8 Econoflex Activ: R$ 122.990
Spin 1.8 Econoflex Premier: R$ 125.340

Versões e principais equipamentos da Chevrolet Spin 2023

Spin Activ: pacote visual aventureiro (parachoques bicolor com detalhes em preto brilhante, assim como a grade frontal e retrovisores externos; molduras laterais de porta; rack de teto em forma de “U”; saias laterais; rodas de alumínio exclusivas aro 16; faróis com máscara negra e luz de posição em LED; lanternas escurecidas e logomarca Chevrolet na cor preta, bancos com revestimento híbrido); controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisores e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo, transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, OnStar, opção de 5 ou 7 assentos.

Spin Premier: grade frontal cromada; rack de teto; rodas de alumínio aro 16; faróis com luz de posição em LED; controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisores e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, computador de bordo, transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, bancos e painéis de porta com revestimento premium, OnStar, 7 assentos.

Spin LTZ: grade frontal com detalhes em preto brilhante, rack de teto, rodas de alumínio aro 16 escurecidas, faróis com máscara negra e luz de posição em LED; lanternas escurecidas, bancos com revestimento híbrido; controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, faróis de neblina, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, câmera de ré, sensor de estacionamento, retrovisores e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, banco da segunda fileira corrediço, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, 5 assentos.

Spin LT: grade frontal com detalhes em prata; rack de teto; rodas de alumínio aro 15; controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, sensor de estacionamento, retrovisores e vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, 7 assentos.

Spin LS: grade frontal com detalhes em prata; rodas aro 15 com calotas; controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, airbag duplo, sistema de fixação de cadeiras para crianças (Isofix e Top Tether), regulagem de altura dos faróis, direção elétrica progressiva com regulagem de altura, ar-condicionado, vidros elétricos "um toque” com abertura e fechamento pela chave, banco da segunda fileira corrediço, transmissão automática de 6 velocidades com controlador de velocidade de cruzeiro e limitador de velocidade, 5 assentos.

Chevrolet Spin Activ 1.8 Econoflex 2023

Motor: 1.8L Econoflex
Potência: 106 cv (gasolina)/ 111 cv (etanol)
Torque: 16,8 kgfm (gasolina)/ 17,7 kgfm (etanol)
Transmissão: Automática com modo manual de 6 velocidades
Suspensão: McPherson com rodas independentes, barra estabilizadora e molas helicoidais na dianteira e eixo de torção com rodas semi-independentes, barra estabilizadora e molas helicoidais na traseira
Consumo: Ciclo urbano: 7,1 km/l (etanol)/ 10,2 km/l (gasolina) / Ciclo estrada: 8,3 km/l (etanol)/ 11,8 km/l (gasolina)
Roda: Aro 16”
Freios: Disco ventilado dianteiro e tambor traseiro
Peso: 1.271 kg
Dimensão: 4.415 mm de comprimento; 1.764 mm de largura; 1.685 mm de altura e 2.620 mm de entre-eixos
Capacidade: Porta-malas: 710 Litros
Tanque: 53 Litros

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias