Home / DMAutos

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023

O equipamento, que dispensa os tradicionais retrovisores, vai para as pistas nos caminhões Actros da equipe ASG Motorsport


		Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023
Fotos: Divulgação

O Mercedes-Benz Actros, bicampeão da Copa Truck em 2021 e 2022, abriu a temporada 2023 com uma novidade tecnológica exclusiva e pioneira na competição. Quatro dos sete caminhões da marca que integram a equipe ASG Motorsport foram para a pista, na prova de abertura, em Goiânia, equipados com MirrorCam.

O equipamento é uma inovadora solução da Mercedes-Benz que utiliza duas câmeras no alto da cabina. Posicionada uma de cada lado, elas captam e transmitem as imagens externas para duas telas digitais internas. Este moderno sistema substitui os espelhos retrovisores convencionais.

MirrorCam

Disponível para o Actros de transporte, o MirrorCam recebeu adaptações mecânicas e eletrônicas para uso em corridas. Este trabalho foi executado para a ASG pelo Custom Tailored Center (CTC), área de customização de veículos da Mercedes-Benz do Brasil.


		Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023
Fotos: Divulgação

“Algumas funcionalidades eletrônicas do MirrorCam não são necessárias para as pistas de corrida. No entanto, mantivemos vantagens em termos de aerodinâmica das câmeras compactas, o que pode trazer preciosos ganhos de segundos e metros de diferença em relação aos outros competidores”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

Segundo o executivo, outro ponto muito positivo para os pilotos do Actros é que o MirrorCam oferece um excelente padrão de imagem nas telas digitais, sem as vibrações oriundas das irregularidades das pistas e dos motores de alta potência. E mais: o MirrorCam oferece uma imagem excelente mesmo nos dias de chuva, livrando-se dos efeitos de respingos nos retrovisores comuns.

Suporte

Em sua 2ª geração, o MirrorCam, disponível desde abril de 2022 na Europa e que chega ao Brasil com o Actros em 2023. O equipamento dá ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem.


		Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023
Fotos: Divulgação

Um dos benefícios decorrentes do encurtamento dos braços da câmera é que os motoristas agora podem andar na marcha à ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.

A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, originalmente projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores, por exemplo, ao dar ré em um corredor escuro ou mal iluminado, retratam a área relevante para a situação de direção com ainda mais precisão.

Além disso, agora o sistema MirrorCam aprimorado consegue ajudar também no gerenciamento de situações como ultrapassagens, manobras, condução com pouca visibilidade e escuridão, curvas e espaços estreitos com ainda mais segurança e sem estresse.

Vantagem

Dimensões mais curtas trazem outra vantagem porque, com a cabina de 2,50 metros de largura, o “braço” da câmera agora não se projeta além do espelho do meio-fio, que está à vista dos motoristas. Colisões com objetos na beira da estrada agora são praticamente impossíveis.


		Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023
Fotos: Divulgação

Como parte da revisão do sistema baseado em câmeras, a Mercedes-Benz Trucks também desenvolveu outros recursos. Por exemplo, uma borda de gotejamento foi incorporada na parte inferior do MirrorCam para evitar que a água da chuva escorra para a lente e cause efeitos visuais indesejáveis.

Câmeras

A Mercedes-Benz Trucks apresentou um caminhão com câmeras em vez de retrovisores em 2014, no caminhão-conceito “Mercedes-Benz Future Truck 2025”. Em 2018, ela foi a primeira fabricante do setor a introduzir a produção em série do MirrorCam, consolidando o primeiro sistema de retrovisores digitais por câmeras para caminhões.

Um veículo produzido com MirrorCam não tinha mais os espelhos principais e os grandes angulares tradicionais. Em vez disso, recebia um sistema composto por duas câmeras conectadas à esquerda e à direita na estrutura do teto da cabina, com dois monitores digitais nas colunas internas, juntamente com os controles correspondentes no cockpit do motorista.

Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023
Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023 Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023 Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023 Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023 Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023 Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023 Mercedes-Benz estreia a tecnologia do MirrorCam na Copa Truck 2023

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias