Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Coração de Faustão foi transportado em megaoperação com dois helicópteros; conheça o doador

Apresentador realizou o transplante de coração no domingo (27).

Foto: Reprodução/Band

O transplante de coração de Fausto Silva, realizado no domingo (27), no Hospital Albert Einstein, continua sendo assunto nas redes sociais. O orgão chegou à unidade de saúde no início da tarde, após ser transportado de helicóptero de Santos para São Paulo.

Na madrugada de sábado para domingo, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo acionou a equipe do hospital para avaliar a compatibilidade entre o órgão e o receptor. De acordo com o setor, o apresentador era o segundo na lista de espera e recebeu o coração após ele ser negado pela equipe médica do primeiro paciente da fila.

"A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção", informou a central.

Na sequência, a Polícia Civil ligou para o clube Portuguesa Santista às 9h para autorizar o pouso de dois helicópteros no gramado do estádio, uma da polícia e outra particular. A aeronave que transportava o orgão, que foi em um veículo particular, teve a viagem iniciada às 11h47.

O Hospital Albert Einstein emitiu um novo e informou que "o procedimento foi realizado com sucesso". Faustão segue em observação na UTI, pois as horas seguintes ao transplante são essenciais para acompanhar a adaptação do órgão no organismo do paciente.

Na tarde desta segunda-feira (28), veio à tona a identidade do suposto doador do coração que deu uma segunda vida ao apresentador. Fábio Cordeiro da Silva tinha 35 anos e morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) enquanto trabalhava como azulejista em Santos, no São Paulo, no último sabado (26).

De acordo com o Notícias da TV, o jogador de futebol amador pode ter sido o doador do coração de Fausto Silva e também de outros órgãos que salvaram as vidas de mais pessoas. Ele tinha o mesmo tipo sanguíneo do artista e já havia sinalizado aos parentes sobre a intenção de ser um doador de órgãos.

A morte cerebral do homem foi constatada pelos médicos na manhã de sábado, na Casa de Saúde de Santos, que fica ao lado da sede do clube Portuguesa Santista. "Todo domingo ele estava jogando. Vai ajudar de 12 a 20 pessoas, são 20 famílias ficando felizes", contou o irmão dele, Flavio Cordeiro da Silva, ao G1.


		Coração de Faustão foi transportado em megaoperação com dois helicópteros; conheça o doador
Administrator


Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias