Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Tomodachi promove encontro de amantes da cultura Geek e POP Oriental

Evento contará com programação variada neste domingo (11/12), no Colégio Ateneu Dom Bosco

Imagem ilustrativa da imagem Tomodachi promove encontro de amantes da cultura Geek e POP Oriental

Geeks e amantes da cultura pop oriental têm encontro marcado no próximo domingo (11/12), durante o Tomodachi, que será realizado das 10h às 20h, no Colégio Ateneu Salesiano Dom Bosco. O evento vai reunir uma programação variada, com workshop, apresentação e concurso de cosplay; competição de K-pop, palestras, música e feira de produtos para fãs de games, quadrinhos, animes, mangás, filmes, séries, animações, board e card games.

O evento contará também com a presença de convidados especiais, com destaque para o rapper geek Yuri Bl4ck, que fará show. Terá ainda o dublador Marco Ribeiro, um dos mais famosos do Brasil e que empresta a voz a personagens famosos, como o Woody, de Toy Story; e Tony Stark, o Homem de Ferro, além de diversos outros. Ele vai ministrar palestra e workshop sobre dublagem. E, para completar, os youtubers Larissa Mota e Matheus Lopes, do canal Voice Makers, um dos maiores do Youtube que trata da temática anime, que vão bater papo com os fãs e levar muito humor.

O Tomodachi chega à sua 6ª edição e se consagra atualmente como o maior evento de cultura pop/geek e oriental de Goiás, seguindo o modelo de outros eventos já conhecidos no Brasil, como Comic-Com Experience (CCXP) e Anime Friends, ambos realizadas em São Paulo; e Sana, no Ceará. Ao longo dos anos o Tomodachi foi ficando mais profissional e com mais atrações. O público também aumentou. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 1,5 mil a 2 mil pessoas.

“Eventos no segmento geek têm crescido muito nos últimos anos, não só em Goiânia mas no Brasil como um todo. Goiás tem um público muito fiel e apaixonado por cultura pop e cultura oriental, porém acreditamos que esse tipo de evento ainda tem muito a crescer na nossa região”, destaca Alami Almeida, uma das organizadoras e criadora do evento. Seu sonho é tornar o Tomodachi um dos maiores do gênero do Brasil, a exemplo do evento cearense Sana.

O Tomodachi é um evento para todas as idades e promete reunir fãs de anime, mangá, games, K-pop, cultura geek em geral, bem como artistas e ícones do gênero. O público alvo do evento são crianças, adolescentes e adultos que sejam apaixonados pelo universo geek. Calcula-se que 80% do público são jovens de 14 a 27 anos.

Por meio de parceria com três entidades beneficentes, o Tomodachi deve receber cerca de 500 crianças e adolescente. As entidades são: Naia Autismo, que atende crianças e adolescentes com austismo, promovendo inclusão por meio da cultura; a Associação Seara, que atende crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social; e a Legião da Boa Vontade (LBV) que atua com assistência social, oferecendo educação básica e técnica profissionalizante, além de realizar ações humanitárias, culturais e educativa. Os alimentos arrecadados por meio da meia entrada social serão doados à LBV.

Segmento geek se destaca como rentável nicho de mercado

O segmento geek é visto pelo mercado como um importante nicho comercial. Para se ter ideia do crescimento do setor, a CCXP, que é o maior evento geek da América Latina, teve, em 2019, 280 mil participantes, sendo que em 2014, no primeiro ano do evento, foram apenas 97 mil pessoas. O setor de licenciamento no Brasil, que reúne os produtos ligados aos personagens mais famosos, faturou mais de R$ 21 bilhões. Uma estimativa feita pela NewZoo mostrou que 2,7 milhões de gamers irão gastar cerca de US$ 200 bilhões na indústria de jogos até 2023.

Segundo estudo feito pela Rakuten Digital Commerce, os aficionados desse universo geek costumam gastar 40% a mais do que a média nacional. Para citar alguns exemplos, entre livros, filmes e produtos, a franquia Harry Potter já arrecadou mais de US$ 21 bilhões, enquanto o faturamento da Marvel Studios, só com filmes, passou de US$ 30 bilhões.

Uma pesquisa da empresa Newzoo, que faz análises sobre jogos de videogame, mostrou que 2,7 milhões de gamers devem gastar aproximadamente US$ 200 bilhões com a indústria de jogos até 2023. De acordo com a pesquisa Geek Power 2021, da empresa Omelete Company, 84% do público geek acessa conteúdos da cultura pop todos os dias. E 95% dos entrevistados leem dois livros ou história em quadrinhos (HQs) por mês. Além disso, 65% jogam games frequentemente.

Em relação aos gostos desse público, 47% acompanham anime, e Naruto e One Piece são os principais. Já o estilo de música favorito deles é o rock. O personagem Loki foi eleito pelos respondentes da pesquisa como o favorito das séries de 2021.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias