Home / Internacional

INTERNACIONAL

Testada vacina contra radiação nuclear

Cientistas do Instituto de Pesquisa de Radiobiologia do Departamento de Defesa dos Estados Unidos está testando uma vacina contra a radiação por ameaça nuclear e terremotos. Os testes realizados em animais foram divulgados na última semana foi e considerado um sucesso. A empresa israelense Pluristem Therapeutics Inc. que também está envolvida no projeto anunciou os resultados positivos.

Batizada como PLX-R18, a vacina desenvolvida foi elaborada a partir de células-tronco de mulheres. Segundo informou o Ynetnews, a vacina conseguiu reduzir danos e alterações metabólicas causados pela radiação.

De acordo com o estudo, o PLX-R18 foi introduzida 24 horas antes da exposição dos animais à radiação e 72 horas após a exposição. O resultado animou os cientistas, já que as taxas de sobrevivência do grupo tratado pela vacina aumentaram em 74% do grupo. O segundo grupo que não recebeu a vacina registrou a taxa de sobrevivência em 4%.

Os bons resultados ocorreram porque, basicamente, houve um aumento na recuperação de linhagens de sangue, registrando uma melhora na capacidade regenerativa com a vacina. A medicação também propiciou um aumento no número de células da medula óssea, ajudando na defesa do organismo dos animais expostos a radiação. A pesquisa ganha mais importância em um momento no qual o mundo volta a se deparar com o medo de um conflito nuclear.

*Com informações do R7

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias