Home / Internacional

INTERNACIONAL

Rússia impõe multa ao WhatsApp por falha na remoção de conteúdo proibido pelo governo

A agência de notícias estatal do país RIA não especificou quais informações o aplicativo supostamente não apagou.

Rússia multa WhatsApp por não apagar conteúdo considerado proibido pelo governo. Rússia multa WhatsApp por não apagar conteúdo considerado proibido pelo governo.

O WhatsApp, popular aplicativo de mensagens, enfrentou uma multa máxima de 4 milhões de rublos (cerca de R$ 2,5 milhões) na Rússia, após o governo acusar a plataforma de não remover conteúdo considerado proibido. A agência de notícias estatal RIA divulgou a informação nesta sexta-feira (19).

Embora a empresa controladora do WhatsApp, a Meta, tenha sido banida na Rússia no ano passado, sendo considerada uma organização

A RIA não especificou qual conteúdo o WhatsApp supostamente não apagou. De acordo com a agência, o processo administrativo foi aberto pelo regulador de comunicações Roskomnadzor.

No início da guerra contra a Ucrânia, a Rússia implementou leis de censura militar rigorosas, promovidas em multas para empresas de tecnologia como Google, Wikipedia e Discord.

Essa ação contra o aplicativo de conversas demonstra o aumento da pressão do governo russo sobre as empresas de tecnologia para cumprir suas leis de censura e controle de conteúdo. O WhatsApp ainda não se pronunciou oficialmente sobre a multa, mas é certo que busque resolver a questão com as autoridades russas para evitar débitos mais diversos.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias