Home / Opinião

OPINIÃO

Todo dia é dia da poesia

O Dia Na­ci­o­nal da po­e­sia, no Bra­sil, era co­me­mo­ra­do em 14 de mar­ço, no ani­ver­sá­rio de Cas­tro Al­ves .  A par­tir de 2015, foi san­ci­o­na­da a lei 13.131, que mu­dou a da­ta pa­ra o ani­ver­sá­rio de Car­los Drum­mond de An­dre­a­de, em 31 de ou­tu­bro. Ou se­ja, ago­ra o dia na­ci­o­nal da po­e­sia é em 31 de ou­tu­bro.

O Dia Mun­di­al da po­e­sia é co­me­mo­ra­do  em 21 de mar­ço. Cri­a­do pe­la Unes­co, em 1999, tem o ob­je­ti­vo de es­ti­mu­lar a pro­du­ção e ce­le­brar a po­e­sia co­mo for­ma de ar­te em to­do o mun­do.

En­tão, va­mos co­me­mo­rar, se­ja no dia 14 ou no dia 21de mar­ço e tam­bém no dia 31 de ou­tu­bro. Po­e­sia é a lín­gua uni­ver­sal do ser hu­ma­no. Po­e­sia é a lin­gua­gem do sen­ti­men­to, da emo­ção. Mi­nha ho­me­na­gem, ho­je, a to­dos os meus ami­gos po­e­tas e mi­nhas ami­gas po­e­ti­sas, que são mui­tos, aos meus gran­des po­e­tas, co­mo Quin­ta­na, Pes­soa, Co­ra­li­na e tan­tos ou­tros gran­des po­e­tas de to­do o mun­do.

Po­e­ta, es­se ser es­tra­nho e sin­gu­lar, ilu­mi­na­do, que vê a vi­da com o co­ra­ção e ten­ta pas­sar es­sa vi­são a to­dos aque­les que ti­ve­rem sen­si­bi­li­da­de pa­ra re­cri­ar a sua vi­são. En­tão que­ro en­vi­ar a mi­nha ho­me­na­gem a to­dos os bar­dos des­te imen­so Bra­sil e do mun­do, pois é das pe­nas de­les que flui a emo­ção e o sen­ti­men­to des­sa ar­te que se cha­ma li­te­ra­tu­ra.

É o po­e­ta que tor­na es­se nos­so mun­do, tão be­lo e ao mes­mo tem­po tão con­tur­ba­do, um pou­co mais sen­sí­vel, é ele que des­nu­da a al­ma pa­ra que a nos­sa al­ma se­ja me­nos du­ra, me­nos in­to­le­ran­te, mais so­li­dá­ria, mais hu­ma­na.

É o po­e­ta que nos le­va a con­tem­plar o amor, que nos le­va a pen­sar a paz, que nos lem­bra de que so­mos ir­mãos gê­me­os da na­tu­re­za e por is­so mes­mo pre­ci­sa­mos amá-la e res­pei­tá-la, pa­ra que ela nos pro­te­ja e não nos de­sam­pa­re.

Pre­ci­sa­mos co­me­mo­rar es­se dia len­do e pro­du­zin­do ver­sos, to­dos nós, pois o mun­do atu­al, tão cor­ri­do e tão vi­o­len­to, pre­ci­sa da sin­ge­le­za e do li­ris­mo da po­e­sia. O ser hu­ma­no pre­ci­sa cul­ti­var a po­e­sia, pa­ra não se dei­xar en­du­re­cer ain­da mais, pa­ra não dei­xar de ser gen­te.

Ao con­trá­rio do que al­guns pen­sam, a po­e­sia é ne­ces­sá­ria. Co­mo dei­xar flu­ir a al­ma pe­las pon­tas dos de­dos, a não ser pe­la cri­a­ção de um po­e­ma? A po­e­sia é sen­ti­men­to, é emo­ção, é al­ma, é co­ra­ção. Co­mo ser­mos hu­ma­nos sem tu­do is­so?

A po­e­sia é má­gi­ca, co­mo já dis­se Quin­ta­na – e quem mais po­de­ria di­zê-lo? – co­mo nes­te po­e­ma que to­ma a li­ber­da­de de tran­scre­ver:

”Os po­e­mas são pás­sa­ros que che­gam não se sa­be de on­de e pou­sam no li­vro que lês. Quan­do fe­chas o li­vro, eles al­çam voo co­mo de um al­ça­pão. Eles não têm pou­so nem por­to; ali­men­tam-se um ins­tan­te em ca­da par de mãos e par­tem. E olhas, en­tão, es­sas tu­as mãos va­zi­as, no ma­ra­vi­lha­do es­pan­to de sa­be­res que o ali­men­to de­les já es­ta­va em ti...”

Que mais pos­so eu di­zer? Ren­do a mi­nha ho­me­na­gem a vo­cê, po­e­ta, que não dei­xa mor­rer a po­e­sia que exis­te, ain­da, em nos­sas vi­das. E ren­do mi­nha ho­me­na­gem a vo­cê, lei­tor, que não dei­xa mor­rer a po­e­sia, re­cri­an­do-a. E vi­va a po­e­sia mun­di­al, e vi­va Quin­ta­na, e vi­va nós, po­e­tas e vi­vam to­dos os lei­to­res.

(Lu­iz Car­los Amo­rim, es­cri­tor, edi­tor e re­vi­sor, fun­da­dor e pre­si­den­te do Gru­po Li­te­rá­rio A Ilha, com 37 anos de tra­je­tó­ria, ca­dei­ra 19 na Aca­de­mia Sul­Bra­si­lei­ra de Le­tras.)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias