Home / Polícia

POLÍCIA

Suspeitos de fraude em Seguro desemprego são presos

Operação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4 em Goiás e outros estados

Imagem ilustrativa da imagem Suspeitos de fraude em Seguro desemprego são presos

A Polícia Federal (PF) cumpriu uma série de mandados judiciais expedidos pela 5ª vara criminal de Goiânia, contra suspeitos de cometerem fraudes na concessão e obtenção dos benefícios do Seguro Desemprego. A operação batizada de RedeX ocorreu na manhã desta quarta-feira, 4, em cidades do estado de Goiás e em outros quatro estados do Brasil.

Conforme dados da investigação, o esquema de fraudes contava com a participação de servidores públicos que atuavam em agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Cerca de 12 mil requerimentos do benefício foram fraudados, proporcionando um prejuízo de mais de R$ 11 milhões de reais ao erário público. A apuração das suspeitas começaram após o Ministério Público do Trabalho (MTE) identificar inconsistências nas liberações dos recursos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

Segundo a PF, os suspeitos cooptavam servidores do SINE sob a promessa de ganhos financeiros caso inserissem informações fraudulentas no sistema do governo, além de repassarem suas senhas para que terceiros também participassem do esquema, alimentando assim a rede de irregularidades. Laranjas recebiam os valores e repassavam as quantias para a organização criminosa.


		Suspeitos de fraude em Seguro desemprego são presos
Divulgação PF


Ao todo são cumpridos 21 mandados judiciais, destes 7 são de prisão preventiva, 1 de prisão temporária e 13 de mandados de busca e apreensão, nas cidades de Jataí, em Goiás, Cuiabá e Sinop no Mato Grosso, Paraupebas e Redenção no estado do Pará, São Luiz no Maranhão e na capital do Amapá, Macapá.

Os envolvidos deverão responder pelos crimes de corrupção ativa, inserção de dados falsos em sistema de informações, associação criminosa e estelionato.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias