Home / Justiça

JUSTIÇA

Decisão do Supremo autoriza empréstimo consignado a quem recebe benefícios sociais do Governo

Ação do PDT contestava a prática permitida durante o governo de Jair Bolsonaro

Imagem ilustrativa da imagem Decisão do Supremo autoriza empréstimo consignado a quem recebe benefícios sociais do Governo

A mais alta corte de justiça do país, o Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que pessoas beneficiárias de programas sociais do governo federal realizem empréstimos consignados sobre o valor recebido. A decisão foi resultado do julgamento de uma ação protocolada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ocorreu na última segunda-feira, 11.

Na ação o PDT argumentou que a prática permitida por meio de legislação publicada durante o governo do ex-Presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) em 2018, poderia causar o superendividamento dos beneficiários. A lei contestada permite que pessoas que recebem recursos do Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), realizem a contratação de empréstimo onde as parcelas são descontas diretamente na fonte repassadora.

NOTÍCIAS RELACIONADAS:

De acordo com o relator do processo, Ministro Kássio Nunes Marques, a prática não fere em nenhum ponto a legalidade prevista na Constituição Federal (CF). Marques salientou que o PDT não considerou a possível obtenção de vantagem por meio da contratação do crédito recebido, a ser aplicado em despesas consideradas como inadiáveis ou até mesmo no pagamento de dívidas.


		Decisão do Supremo autoriza empréstimo consignado a quem recebe benefícios sociais do Governo
Felipe Sampaio/STF


A decisão foi tomada pela unanimidade dos magistrados por meio do plenário virtual da corte.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias